Winterfell

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Winterfell
Castelo, Capital Regional
Winterfell por feliche.jpg
Winterfell por Feliche.
Winterfell is located in Norte
Winterfell

Localização de Winterfell no Norte
Localização Norte, Westeros
Governo Casa Stark Stark de Winterfell.png
Religião Deuses Antigos
Fundado(a) Era dos Heróis
Locais notáveis Vila de Inverno, A Grande Fortaleza, Jardim de Vidro, Torre Quebrada, Bosque Sagrado

Winterfell é o ancestral castelo e assento do poder da Casa Stark, e considerado a capital do Norte. Localiza-se no centro da província nortenha dos Sete Reinos, na Estrada do Rei, que vai de Porto Real até a Muralha.

Tabela de conteúdo

História

Winterfell, representado na série da HBO.
Supostamente foi construído por Brandon, o Construtor, há mais de 8 mil anos, com a ajuda de gigantes. Por grande maioria do tempo de história documentada, foi o assento da Casa Stark, como Reis do Norte, e após como Guardiães do Norte, após Rei Torrhen ter dobrado os joelhos perante Aegon, o Conquistador e seus dragões. Como capital regional do Norte, festividades para as colheitas tem ocorrido por séculos em Winterfell.

Durante a Guerra dos Cinco Reis, Winterfell foi capturada num ataque supresa dos Homens de Ferro liderados por Theon Greyjoy. O Príncipe Greyjoy controlou o castelo por diversas semanas, mas não possuía homens suficientes para segurar indefinidamente contra as forças Stark. O castelo foi saqueado e queimado pelo Bastardo de Bolton, Ramsay, após sua força de homens do Forte do Pavor ter se virado contra os homens de seus suseranos, além de enganar Theon, tornando-o prisioneiro. Posteriormente, o castelo foi parcialmente restaurado pelos Bolton em preparação ao casamento de "Arya Stark".

Desenho

Wintefell após o saque feito por Ramsay Snow em Game Of Thrones.
Winterfell é um enorme complexo, consistindo de duas grandiosas muralhas e uma vila localizada logo ao lado, chamada de Vila de Inverno. Winterfell foi construída ao entorno de um antigo Bosque Sagrado e próximo a uma área termal. A água quente é canalizada por dentro das paredes e cômodos do castelo para aquecê-los, fazendo de Winterfell mais confortável que outros castelos durante os duros invernos do Norte.

No interior das muralhas, o complexo é composto por dezenas de pátios e pequenos espaços abertos. Treinos e práticas com armas são realizados nestes locais. A área interna é uma segunda, e muito mais antiga, área do castelo onde se realizam treinos com arco e flecha. É localizada perto da Torre Quebrada. Dentro de Winterfell fica o Castelo Interno, que comporta a Grande Fortaleza e o Grande Salão.



Castelo Interno

  • A Grande Fortaleza, é o castelo mais para dentro, e fortaleza de todo o complexo. Construído sobre termas naturais para mantê-lo aquecido. Suas paredes são feitas de granito. É conectado ao arsenal por uma ponte coberta. De uma janela na ponte, pode-se enxergar todo o pátio.
  • O Grande Salão, utilizado para receber convidados e para reunir toda a criadagem para jantar, incluindo o Lorde da Casa. O Salão é muito grande, coberto de pedras cinzas e bandeiras por fora, com grandes portas feitas de carvalho e ferro, que se abrem para o pátio do castelo, enquanto uma saída traseira dá acesso à uma galeria escura. Pode comportar oito fileiras de longas mesas, quatro para cada lado da passagem central, que podem acomodar 5 mil pessoas. Há uma plataforma mais alta para convidados nobres. O teto do Salão desabou durante o saque.

Pátio e outros

Catleyn e Eddard em frente ao enorme represeiro que fica dentro Bosque Sagrado do castelo (série da HBO).
  • A Primeira Fortaleza, parte mais antiga do castelo, uma fortaleza baixa e quadrada. Não é mais utilizada. Ao seu entorno fica um antigo cemitério, onde os antigos Reis do Inverno enterravam seus servos mais leais. Lady foi enterrada ali. A torre tem gárgulas em seu topo. Durante o saque, todo um lado do edifício ruiu.
  • Torre Quebrada, também chamada de Torre Queimada, foi outrora a mais alta torre de vigilância de Winterfell, mas há cerca de cento e quarenta anos, foi atingida por um raio, causando um incêndio, o que fez o terço mais alto da torre implodir, e ninguém se deu ao trabalho de reconstruí-la. Se localiza atrás do antigo pátio interno.
  • Bosque Sagrado, permanece intocado há mais de dez mil anos, com três acres de terra antiga e árvores crescendo muito juntas, criando um conjunto denso de copas, ao entorno do qual foi construído o castelo. No centro do bosque se encontra um antigo represeiro com uma face entalhada, à frente de um pequeno lago de água negra. Do outro lado do bosque, embaixo das janelas da Casa de Hóspedes, termas subterrâneas são fonte de três pequenas piscinas, com musgo cobrindo as paredes sobre elas. O bosque é cercado por muros, e pode ser acessado por um portão principal de ferro, ou outros menores de madeira.
  • Jardim de Vidro, uma estufa aquecida pelas termas, úmida e quente. É utilizada para cultivar frutas, verduras e flores.
  • Criptas, local subterrâneo onde se encontram enterradas as ossadas de todos os Reis de Inverno, ou Lordes que governaram Winterfell. É longo e estreito, com pilares aos pares em todo seu comprimento. Entre os pilares se encontram os sepulcros dos Stark de Winterfell, com suas feições esculpidas em rochas, sentados em tronos com espadas de ferro colocadas sobre seus colos (para evitar que os espíritos vagueiem), e lobos gigantes aos seus pés. As criptas são profundas, cavernosas e maiores do que o complexo sobre a terra. Podem ser acessadas por uma escada em caracol feita de pedra, e uma porta inclinada de forte madeira maciça no solo. A escada dá acesso aos andares mais profundos, onde os antigos Reis do Inverno descansam em suas tumbas.
  • Torre do Sino, conectada aos poleiros por uma ponte, mas destruída durante o Saque de Winterfell. A ponte era coberta e ligava o quarto andar da torre ao segundo andar do poleiro.
  • Torreão do Meistre, localizado abaixo do poleiro; também destruído no saque.
  • Torre da Biblioteca, possui escadas esculpidas em pedra no seu exterior. Um incêndio foi iniciado lá com o objetivo de distrair os guardas durante a tentativa de assassinato contra Bran Stark. Um lago fumegante se formou embaixo da torre após o saque.
  • Salão dos Guardas

Paredes Externas

Wintefell durante o Inverno

Winterfell é um complexo que se estende por uma enorme área, defendido por duas grandiosas muralhas de granito, com um largo fosso entre elas. A parede externa possui vinte e cinco metros de altura, e a interna, trinta. Há torreões de guarda na muralha externa, e mais de 30 torreões de vigilância nas entrâncias da muralha interna.

O principal portão é composto de dois bastiões entalhados nas muralhas, flanqueando o portão arqueado e a ponte, abrindo-se para a praça do mercado. Há três portões adicionais, o Portão do Caçador no lado oposto do castelo, e os portões norte e sul. Há um estreito túnel no interior da muralha interna percorrendo metade do castelo, permitindo-se chegar do portão norte até o sul sem obstáculos.

  • Portão do Caçador, localizado próximo aos canis e a cozinha. Abre-se diretamente para um campo aberto e a Mata de lobos, permitindo a passagem sem precisar cruzar a Vila de Inverno. Faz jus ao próprio nome, pois, sendo o escolhido para expedições de caça.
  • Portão Leste, pearte do portão principal, localizado na parte leste das muralhas internas, abre-se para o Portão do Rei nas muralhas externas e leva à Estrada do Rei.

Vila de Inverno

A Vila possui esse nome pois a plebe lá se reúne durante o inverno, permanecendo praticamente deserta durante o verão. Se localiza do lado de fora dos portões de Winterfell. Sua praça do mercado é repleta de balcões de mercadores; suas ruas são de lama e contam com casas feitas de madeira e pedra crua. Apenas um quinto da Vila é ocupada no verão, mas fica cheia quando chega o inverno. A Estrada do Rei se localiza depois da Vila, o que a colocaria a leste de Winterfell. Há uma estalagem na Vila.

Referências e Notas

Nota1: Veja Winterfell no mapa interativo em português.



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Winterfell. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas