The Old Gods and the New (TV)

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
The Old Gods and the New
Game of Thrones
Game-of-thrones-s02-e05.jpg
Episódio # Temporada 02, Episódio 06
Lançamento 06 de maio de 2012
Roteirista(s) Vanessa Taylor
Diretor(es) David Nutter
Cronologia dos Episódios
← Anterior Próximo →
"The Ghost of Harrenhal" "A Man Without Honor""

"The Old Gods and the New" é o sexto episódio da segunda temporada da série de televisão de fantasia medieval da HBO, Game of Thrones. O episódio é escrito por Vanessa Taylor e dirigido por David Nutter, sua estréia como diretor da série.

O título do episódio refere-se tanto aos "Deuses Antigos" do Norte como aos "Deuses Novos", a religião predominante no resto de Westeros.

Este episódio ganhou um Prêmio Primetime Emmy para maquiagem excepcional para uma série de câmera única (não próteses).

Enredo

Em Winterfell

Theon Greyjoy (Alfie Allen) tomou Winterfell após sua manobra anterior na Praça de Torrhen. Declarando-se príncipe e Lorde of Winterfell, Theon convence o senhor atual, Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright), a render-se depois de prometer não prejudicar os habitantes do castelo. No entanto, quando Ser Rodrik Cassel (Ron Donachie) é capturado fora de Winterfell e trazido a Theon, o cavaleiro o trata com desprezo e Dagmer Boca-Rachada sugere que Theon execute pessoalmente Ser Rodrik para manter sua autoridade frente seus homens. Theon faz isso, mas é incapaz de executá-lo com um único golpe, e tem que golpeá-lo repetidamente para decapitá-lo. Mais tarde, a criada selvagem Osha (Natalia Tena) seduz Theon, oferecendo-se em troca de sua liberdade; Sem o conhecimento de Theon, a sedução de Osha é uma artimanhaa para permitir que ela e Hodor (Kristian Nairn) fujam de Winterfell com Bran e Rickon (Art Parkinson).

Nas Terras Ocidentais

Robb Stark (Richard Madden) novamente encontra a enfermeira de campo Talisa (Oona Chaplin). Enquanto flertam, Catelyn Stark (Michelle Fairley) chega ao acampamento. Descobrindo que a enfermeira é Lady Talisa Maegyr da Cidade Livre do Volantis, e percebendo a atração de Robb por ela, Catelyn lembra firmemente ao filho que ele não tem liberdade para perseguir o romance: ele prometeu se casar com uma das filhas do Lorde Walder Frey para que os exércitos Stark atravessassem As Gêmeas. Os Starks então recebem as notícias da traição de Theon Greyjoy e a execução de Ser Rodrik. Furioso, Robb declara que irá recuperar Winterfell, mas Lorde Roose Bolton (Michael McElhatton) aconselha Robb que se ele voltar para o Norte agora, ele perderá o que ganhou contra os Lannisters. Bolton propõe enviar seu filho bastardo com as forças que ele deixou em sua fortaleza, o Forte do Pavor, para acabar com a ocupação dos Nascidos do Ferro de Winterfell. Robb concorda relutantemente, mas exige que Theon seja capturado vivo para que Robb possa entender a traição de Theon antes de ele o executar pessoalmente.

Além da Muralha

A expedição da Patrulha da Noite, liderada por Qhorin Meia-Mão(Simon Armstrong), alcança e captura um Posto Avançado dos selvagens. Os selvagens são todos mortos, exceto Ygritte (Rose Leslie), a única mulher prisioneira capturada por Jon Snow (Kit Harington). Depois que Ygritte se orgulha do crescente exército selvagem, Jon oferece executar a prisioneira antes de se juntar ao resto do grupo. No entanto, Jon não é incapaz de matar Ygritte, e sua hesitação lhe permite escapar. Jon recupera sua prisioneira, mas agora encontra-se separado do restante da patrulha. Com a noite aproximando-se rapidamente, Jon é forçado a dormir ao ar livre. Ele se recusa a fazer uma fogueira, mas é convencido por Ygritte de se agrupar ao lado dela para compartilhar o calor do corpo.

Em Porto Real

Myrcella Baratheon (Aimee Richardson) é enviada à Dorne como parte de sua aliança de casamento organizada com a Casa Martell, com a comitiva real indo ao porto para despedir-se. Enquanto a comitiva real está retornando à Fortaleza Vermelha, o conflito na cidade real atinge um ponto de ruptura: o rei Joffrey Baratheon (Jack Gleeson) é atingido no rosto com estrume lançado pela multidão e ele reage ordenando seus guardas para matar todos na multidão. Uma revolta e a família real é forçada a fugir por segurança. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) dá um tapa em Joffrey por sua tolice e tenta assumir o controle da situação, mas a Guarda Real se recusa a obedecê-lo. Sansa Stark (Sophie Turner) quase é violada por vários homens antes de ser resgatada por Sandor Clegane (Rory McCann).

Em Harrenhal

Lorde Tywin Lannister (Charles Dance) cada vez mais exasperado com a incompetência de seus conselheiros e homens de armas, que deixaram a informação militar sensível escorregar nas mãos dos leais de Stark ao confundir os destinatários. Tywin observa que sua copeira Arya Stark (Maisie Williams) pode ler melhor do que muitos de seus cavaleiros, algo que ele achou incomum porque Arya depois lhe disse que seu pai era um pedreiro. O esforço de Arya para ocultar sua verdadeira identidade fica em perigo quando Petyr Baelish (Aidan Gillen) chega inesperadamente às câmaras de Tywin para uma reunião. Forçada a esperar na sala e servir vinho, Arya tenta esconder o rosto de Baelish. Embora ele perceba depois que ela derrama nervosamente seu vinho, não está claro se ele a reconhece como Arya. Mais tarde, um dos cavaleiros de Tywin, Ser Amory Lorch (Fintan McKeown), pega Arya com um pergaminho roubado detalhando ordens de guerra a respeito de seu irmão Robb. Ela consegue escapar dele, então encontra o assassino Jaqen H'ghar (Tom Wlaschiha), que está disfarçado como guardião Lannister. Ela implora que ele mate Ser Amory sem demora para pagar a segunda das três "vidas" que ele deve a ela. Quando Ser Amory entra nas câmaras de Tywin para expor Arya, ele cai morto com um dardo envenenado alojado no pescoço.

Em Qarth

Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) se reúne com o Rei das Especiarias (Nicholas Blane), um dos treze governantes de Qarth. As súplicas de Daenerys à ele sobre os navios são rejeitadas, uma vez que ele não é sensibilizado apenas com a paixão, mas com promessas tangíveis. Mais tarde, retornando com seu anfitrião Xaro, Daenerys e sua comitiva descobriram repentinamente os cadáveres dos guardas de Qartheen e seu próprio khalasar espalhados pela mansão de Xaro. A trilha de corpos leva a seus aposentos, onde ela vê que sua criada Irri (Amrita Acharia) foi morta e seus dragões foram roubados. Os dragões são então vistos sendo transportados para uma torre por uma misteriosa figura encapuzada.

Produção

Roteiro

"The Old Gods and the New" é o segundo episódio escrito pela nova adição da temporada à equipe de redação Vanessa Taylor , adaptando o material retirado dos seguintes capítulos do trabalho original de George R. R. Martin A Clash of Kings: Arya VIII, Daenerys III, Tyrion IX, Bran VI, Jon VI (39, 41, 42, 47, 52). Além disso, a cena de abertura com o Nascido do Ferro falando em Winterfell usa elementos de três capítulos diferentes: Theon IV, V e VI (51, 57 e 67).

Algumas das mudanças mais importantes dos livros incluem Jon não deixando Ygritte sair depois de se recusar a executá-la, as execuções de Rodrik e Irri (nos livros Rodrik não é morto até mais tarde, e Irri ainda está vivo no final do quinto livro), E Arya usando seu segundo desejo de matar Amory Lorch em vez de Weese (um under cruel mordomo que não foi incluído na série). As crianças Reed ainda não foram apresentadas: nos livros eles ajudam na fuga de Bran e Rickon de Winterfell. Além disso, neste ponto, o enredo de Qarth é apenas frouxamente baseado no material de origem, e o roubo dos dragões de Daenerys nunca ocorre nos livros.

Elenco

Este episódio apresenta a introdução de Rose Leslie atuando como a mulher selvagem Ygritte. Os produtores a viram na série de Downton Abbey, onde ela atuou como Gwen Dawson, e eles admiram sua habilidade de fazer acentos do Norte. A atriz escocesa usou um sotaque do Yorkshire em Downton Abbey. Ela também foi treinada em combate no estágio básico na London Academy of Music e Dramatic Art e estava ansiosa para desempenhar os aspectos mais físicos de seu papel.

Dois atores proeminentes dos visitantes recorrentes tiveram sua última aparição no show. O mestre de armas de Winterfell, Rodrik Cassel (Ron Donachie) e a moça Dothraki Irri (Amrita Acharia), foram mortos e, em ambos os casos, suas mortes na série foram muito anteriores às mortes nos livros originais. Acharia ficou surpresa quando descobriu que Irri morreu, mas sentiu que a morte serviu para um propósito tornando a Daenerys mais isolada. Uma cena mostrando como Irri sendo estrangulada foi realmente filmada, mas não foi incluída na montagem final. A atriz revelou: "Eu acho que é difícil ser estrangulada na tela porque, obviamente, até certo ponto, parece que é real, você realmente precisa ser estrangulada um pouco. Então eu tive hematomas maciços no meu pescoço no dia seguinte. Eu estava orgulhosa. Cicatrizes de Batalha".

Localição de filmagem

As cenas interiores do episódio continuaram a ser filmados no The Paint Hall de Belfast, enquanto as cenas em Winterfell e Harrenhal foram filmadas nos conjuntos construídos em Moneyglass e Banbridge, respectivamente.

A Islândia continua representando o extremo norte, e as cenas deste episódio (e do próximo) foram filmadas na geleira Svínafellsjökull, no Parque Nacional de Vatnajökull , perto de Skaftafell.

Em Dubrovnik, a produção usou o litoral entre Fort Bokar e Fort Lovrijenac para filmar a partida de Myrcella, o portal interno do Pile Gate para a cena de motim, o terraço interior do forte Lovrijenac para o refúgio onde a família real se esconde da multidão e o palácio do reitor para o átrio do rei Spice no Qarth. Nesta localização posterior, o busto do marinheiro croata do século XVI Miho Pracat pode ser visto claramente.

Referências