The Climb (TV)

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
The Climb
Game of Thrones
Game of Thrones-S03-E06 Jon and Ygritte on the Wall.jpg
Episódio # Temporada 03, Episódio 6
Lançamento 5 de maio de 2013
Roteirista(s) David Benioff e D. B. Weiss
Diretor(es) Alik Sakharov
Cronologia dos Episódios
← Anterior Próximo →
"Kissed by Fire" "The Bear and the Maiden Fair"

"The Climb" é o sexto episódio da terceira temporada da série de televisão de fantasia da HBO, Game of Thrones, e o 26º episódio da série. Dirigido por Alik Sakharov e escrito por David Benioff e D. B. Weiss, exibido em 5 de maio de 2013.

O título do episódio vem da escalada da Muralha por Jon Snow e Ygritte, e também as referências do diálogo entre Lorde Petyr Baelish e Lorde Varys.

Enredo

Em Porto Real

Lorde Tywin Lannister encontra Lade Olenna Tyrell para discutir se Sor Loras Tyrell se casará com a filha de Tywin, Cersei Lannister. Eles trocam farpas sobre a idade de Cersei e acusações de incesto com Jaime, bem como a conhecida homossexualidade de Loras, antes de Tywin ameaçar fazer de Loras um cavaleiro da Guarda Real, uma ordem que renuncia ao direito à herança e ao casamento. Olenna cede e concorda com o casamento de Loras e Cersei.

Sansa Stark tenta se familiarizar com Loras. Observando de perto a situação, Cersei e Tyrion Lannister comparam seus casamentos iminentes antes que Tyrion quetione sua irmã por tentar matá-lo durante a Batalha da Água Negra. Tyrion deduz que foi de fato Joffrey Baratheon quem ordenou a Sor Mandon Moore para matá-lo, mas Cersei diz que sua vida não está em perigo agora que Tywin é a mão de Joffrey. Tyrion então vai para a câmara de Sansa, onde ele revela a ela e à Shae que ela vai se casar com ele, e não com Loras. Em outro lugar, Lorde Varys encontra Lorde Petyr Baelish na sala do trono. Baelish diz a Varys que ele está ciente do arranjo de Varys com Ros e que ele deu a Joffrey para matá-la para o seu prazer. Mais tarde, Sansa deixa cair lágrimas enquanto observa Baelish sair em um navio, percebendo que suas chances de deixar a capital desapareceram.

Nas Terras Fluviais

Enquanto Anguy ajuda Arya Stark a melhorar sua mira com o arco, Arya vê Melisandre e um pequeno grupo de soldados Baratheon. Melisandre fala com Thoros de Myr antes de levá-la para dentro do esconderijo da Irmandade. Melisandre fica chocada quando soube das seis mortes de Beric Dondarrion, que lhe pergunta por que ela chegou até eles. Ela responde que a Irmandade tem alguém que o Senhor da Luz precisa, e logo depois seus homens levam Gendry à sua custódia. Arya está desgostosa ao descobrir que a Irmandade entregou Gendry em parte por causa do dinheiro de Melisandre. Arya confronta Melisandre e acusa-a de ser uma bruxa, a que ela responde que Arya vai levar muitas vidas e que se encontrarão novamente um dia.

O Rei do Norte Robb Stark e seus conselheiros se encontram com Lothar Frey e Walder Negro Frey para discutir uma aliança com a Casa Frey para seu ataque planejado em Rochedo Casterly. Os Freys carregam as exigências de Lorde Walder Frey para uma aliança, que inclui uma desculpa formal de Robb, o castelo de Harrenhal e todas as suas terras e rendimentos, e para Edmure Tully se casar com Roslin Frey, uma das filhas de Lorde Frey. Edmure é relutante em se casar com uma mulher que ele nunca conheceu, mas finalmente concorda em passar pelo acordo.

Em Harrenhal

Lorde Roose Bolton janta com Jaime Lannister e Brienne de Tarth. Bolton diz a Jaime que ele o enviará para Porto Real com a condição de que Jaime diga a seu pai que Bolton não tinha nada a ver com seus mutilantes. Jaime assume que Brienne irá acompanhá-lo, mas Bolton informa-lhes que pretende mantê-la com ele, preso por incitante traição.

No Norte

A tensão surge no acampamento entre Osha e Meera Reed antes de Bran desarmar a situação. Jojen Reed tem uma convulsão enquanto dorme, e Meera explica que elas são causadas ​​por suas visões. Quando ele acorda, Jojen diz a Bran que, em sua visão, viu Jon Snow cercada por inimigos.

Em outro lugar, o captor de Theon desperta-o para continuar a torturá-lo. Ele ameaça remover o dedo de Theon se ele não conseguir adivinhar sua verdadeira identidade e sua localização atual. Depois de várias tentativas, durante as quais o torturador retira parte do dedo de Theon em cada resposta errada, Theon adivinha que ele é um Karstark e que ele está sendo torturado em Karhold como punição por sua traição de Robb Stark. O torturador age por um momento como se o palpite estivesse certo, mas ele continuou mutilando o dedo de Theon, dizendo-lhe que estava mentindo e que a tortura de Theon está acontecendo apenas para a diversão dele. Theon finalmente cede e implora a seu torturador para remover seu dedo.

Além da Muralha

Samwell Tarly e Gilly param para acampar durante a viagem à Muralha, depois de terem fugido da Fortaleza de Craster. Sam mostra Gilly, a ponta de vidro de dragão que encontrou no Punho dos Primeiros Homens e conta-lhe sobre Castelo Negro.

No acampamento na base da Muralha, o grupo liderado por Tormund se prepara para escalar. Jon e Ygritte falam sobre sua escalada iminente e sua relação. Ygritte revela que ela está ciente de que Jon ainda é fiel à Patrulha da Noite, mas diz que sua lealdade entre si é de maior significado, o que implica que ela se juntou à causa de Mance Rayder de interesse próprio ao invés de confiar nele. Ao escalar, Ygritte atinge o Muro e provoca uma fissura maciça, o que, inadvertidamente, causa uma avalanche que mata alguns membros do grupo selvagem e deixa ela e Jon pendurados por sua corda de segurança. Antes de Orell cortar a corda, Jon consegue se proteger no Muro, salvando Ygritte, e eles mais tarde alcançam o topo do Muro juntos. Olhando para a paisagem das terras além do Muro, abraçam e se beijam.

Produção

"The Climb" é o sexto episódio da temporada, escrito por David Benioff e D. B. Weiss, e 26º no geral. E com base no romance de George R. R. Martin, "A Storm of Swords"', capítulos 30, 35, 37 e 48 (Jon IV, Catelyn IV, Jaime V e Samwell III).

O bebê de Gilly, que apareceu no quarto episódio e na primeira cena de "The Climb", foi interpretado por Arya Hasson, de dez meses, que tem seu nome por em homenagem a Arya Stark.

Recepção

Classificações

"The Climb" definiu um novo recorde para Game of Thrones em classificações, o quarto episódio consecutivo estabelecendo um novo recorde. 5,5 milhões de espectadores assistiram a estréia, com 1,27 milhão de telespectadores adicionais assistindo a segunda transmissão. O episódio também estabeleceu um novo recorde em espectadores de 18 a 49 anos, com uma classificação de 2,9. No Reino Unido, o episódio foi visto por 0.926 milhões de telespectadores no Sky Atlantic, sendo a transmissão mais alta do canal naquela semana.

Recepção da Crítica

"The Climb" foi recebido com críticas positivas de críticos. O agregado de revisão Rotten Tomatoes analisou 21 comentários do episódio e julgou que 90% deles eram positivos com uma pontuação média de 7,9 fora de 10. O consenso crítico do site diz "Tywin Lannister e Olenna Tyrell roubam o show com sua requintada negociação como 'The Climb' constrói para o desenvolvimento da morte de selvagens na muralha". Escrevendo para IGN, Matt Fowler deu o episódio 8,8 / 10, escrevendo: "Game of Thrones desta semana começou lento, mas depois construiu um crescente ruidoso". Dois comentários foram publicados pelo The AV Club. David Sims deu ao episódio uma classificação "B" para pessoas novas na série, enquanto Todd VanDerWerff classificou o episódio como "B +" para pessoas que leram as novelas.

Premiações

Ano Prêmio Categoria Nomeado (s) Resultado
2013 Hollywood Post Alliance Awards Som excepcional - Televisão Paula Fairfield, Brad Katona, Jed Dodge, Onnalee Blank and Mathew Waters vencedor
2014 Visual Effects Society Composição excepcional em um programa de difusão Kirk Brillon, Steve Gordon, Geoff Sayer, Winston Lee vencedor
Excelente ambiente criado em um programa de difusão Patrick Zentis, Mayur Patel, Nitin Singh, Tim Alexander vencedor

Ligações externas

Referências