Roose Bolton

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Bolton.png
Roose Bolton
Casa Bolton.png
Roose Bolton Amoka.jpg
Roose Bolton, por Amoka©
Apelido(s) Lorde Sanguessuga
Título Senhor do Forte do Pavor
Protetor do Norte
Lealdade Casa Bolton
Cultura Nortenha
Esposa(o) 1ª - Desconhecida
2ª - Bethany Ryswell
3ª - Walda Frey
Aparece
Aparece
Aparece
Mencionado
Aparece
Outros

GoT Logo.jpg
Interpretado(a) por Michael McElhatton
Aparições 2º Temporada | 3º Temporada | 4º Temporada | 5º Temporada | 6º Temporada

Roose Bolton é o chefe da Casa Bolton e Senhor do Forte do Pavor. Embora seja bem-educado, ele é frio, calculista, e capaz de grande crueldade. Ele fala baixo, sem nunca levantar a voz, forçando aqueles que precisam ouvir a fazê-lo atentamente. [1] Ele faz sangrias regularmente, as quais acredita que melhorem sua saúde, o que levou alguns a chamá-lo de Lorde Sanguessuga.

Na série de televisão, é interpretado pelo ator Michael McElhatton.

Tabela de conteúdo

Aparência e personalidade

Roose é paciente com uma fria destreza, além de estratégico e calculista. Seu corpo é "mole e sem pelos". [2] Ele possui tamanho médio e um rosto "comum, mas não tão simples", [3] e sua única feição notável são seus estranhos olhos claros. [4] Sua pele é pálida e pastosa, provavelmente devido às constantes sangrias. [1]

Um Theon Greyjoy, acorrentado e envolto em trapos, em seu pseudônimo de Fedor, contemplou Roose Bolton:

O rosto era bem barbeado, de pele lisa, comum, mas não tão simples. Embora Roose tivesse estado em batalhas, não mostrava cicatrizes. E, mesmo que tivesse passado dos quarenta, ainda não tinha rugas, com escassas linhas para mostrar a passagem do tempo. Seus lábios eram tão finos que, quando os pressionava, pareciam desaparecer. Havia algo sem idade nele, uma quietude; no rosto de Roose Bolton, raiva e alegria eram muito parecidas.

Tudo o que ele e Ramsay tinham em comum eram os olhos. Seus olhos são feitos de gelo. Fedor se perguntava se Roose Bolton alguma vez chorara. Se chorou, será que as lágrimas correram geladas sobre sua face? Certa vez, um rapaz chamado Theon Greyjoy se divertira zombando de Bolton quando ele se sentara no conselho com Robb Stark, ironizando sua voz suave e fazendo graça com suas sanguessugas. Ele devia estar louco. Este não é um homem com quem se deva brincar. Bastava olhar para Bolton para perceber que havia mais crueldade em seu dedinho do pé do que em todos os Frey juntos. [3]

História

Lorde Roose Bolton lutou na Batalha do Tridente durante a Rebelião de Robert. Quando Sor Barristan Selmy, gravemente ferido, foi levado perante Robert Baratheon, Bolton aconselhou que deveriam matá-lo. Robert ignorou-o e salvou a vida de Sor Barristan, enviando seu próprio meistre para cuidar de suas feridas. [5]

Pouco antes da Guerra dos Cinco Reis, o filho legítimo de Roose, Domeric Bolton, morreu devido a "problemas na barriga". [6] Por não ter outros herdeiros, Bolton trouxe seu filho bastardo, Ramsay Snow, ao Forte do Pavor, e o declarou seu herdeiro legítimo.

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Lorde Bolton respondeu à convocatória de Robb Stark, que chamava os vassalos para ajudar a libertar o pai, Eddard Stark, além de se aliar ao avô, Hoster Tully, na guerra contra os Lannister. Devido à sua inteligência e astúcia fria, Robb o encarregou de descer a Estrada do Rei com sua infantaria para enfrentar o exército de Lorde Tywin Lannister e distraí-lo para que Robb pudesse atacar Sor Jaime Lannister de surpresa na margem oposta do Tridente. Bolton fez uma marcha forçada durante a noite, tencionando pegar Tywin de surpresa no início da manhã. Seguiu-se a Batalha do Ramo Verde, o primeiro confronto direto entre os Stark e os Lannister na Guerra dos Cinco Reis. Bolton foi derrotado, mas sua astúcia fria o impediu de cair numa armadilha de Tywin e ele foi capaz de recuar de volta à Fosso Cailin e reagrupar as tropas, sem muitos danos.

A Fúria dos Reis

Michael McElhatton como Roose Bolton na série de TV.

Durante a guerra, Lorde Bolton casou-se com sua segunda esposa, Walda Frey, neta de Lorde Walder Frey, que havia se aliado a Robb. Ele a escolheu porque Lorde Frey havia prometido o peso da noiva em prata como dote, portanto ele achou mais vantajoso se casar com uma gorda.

Numa tentativa de acuar Lorde Tywin, que marchava de Harrenhal de volta às terras ocidentais para atacar Robb, Sor Edmure Tully ordenou que Roose Bolton se unisse a Herman Tallhart, marchando das gêmeas para tomar Harrenhal.

Num esforço de tomar Harrenhal sem enfraquecer seu exército, Roose fez um acordo com Vargo Hoat, líder dos Bravos Companheiros, que obedeciam a Tywin Lannister. Os Bravos Companheiros fingiram levar um grupo de guerreiros de Bolton prisioneiros para Harrenhal, e depois traíram a pequena guarnição Lannister que havia sido deixada para guardar o castelo, abrindo os portões para Bolton. Tendo tomado posse de Harrenhal, Roose escolheu Arya Stark para ser sua copeira, confundindo-a com uma plebéia.

Com o passar do tempo, as relações entre Bolton e Hoat se tornaram tensas à medida que cresciam as suspeitas de que Bolton se viraria contra Robb para passar para o lado dos Lannister.

Após a Batalha da Água Negra e a aliança Lannister-Tyrell, Bolton percebeu que a causa de Robb estava perdida. Então começou a tramar sua traição, começando por enfraquecer o exército nortenho e os fiéis ao Rei do Norte. Assim, ele ordenou a Robett Glover e Helman Talhart que se dirigissem à Valdocaso. Esse comando traiçoeiro destruiu uma parte considerável da cavalaria de Robb, dificultando ainda mais suas chances de retomar o Norte.

Roose Bolton, por Тхе Мичо ©

A Tormenta de Espadas

Quando os Bravos Companheiros tomaram Jaime Lannister como refém, Hoat ordenou que cortassem a mão da espada de Jaime para afastar Roose Bolton de Tywin Lannister. O ardil não funcionou, pois Bolton exigiu de Jaime a garantia de que não seria responsabilizado pelas ações de Hoat. Quando Bolton e Jaime partiram de Harrenhal, Jaime pediu a ele que desse a Robb seus cumprimentos. Bolton disse que o faria.

Robb Stark convocou Bolton para ajudá-lo a retomar o Norte, que estava em posse dos homens de ferro. Porém, Roose Bolton já estava desenvolvendo sua conspiração com Tywin Lannister, Walder Frey e o filho Ramsay para achar uma maneira de derrubar seu suserano. Após conscientemente trair os Glover e os Tallhart, ele atrasou sua partida de Harrenhal, movimento calculado que permitiu que Sor Gregor Clegane atacasse sua retaguarda e massacrasse diversos homens fiéis a Robb.

Roose apunhala o coração de Robb durante o Casamento Vermelho

Durante o Casamento Vermelho, Roose inventou uma desculpa para sair do salão. Os músicos começaram a tocar As Chuvas de Castamere, que era o sinal para que os Frey iniciassem seu massacre. Quando Robb já havia sido ferido por diversas flechas, Roose voltou ao salão vestindo sua armadura e enterrou a espada no peito de seu suserano, dizendo:

Jaime Lannister manda cumprimentos. [7]

Fora do castelo, as forças combinadas de Bolton e dos Frey aniquilaram os exércitos de nortenhos e lordes das Terras Fluviais leais a Robb. Por seu serviço, Tywin tornou Roose Bolton o novo Protetor do Norte e suserano de todas as casas nortenhas, assinalando o exílio da Casa Stark e transformando os Bolton numa das famílias mais importantes de Westeros. Bolton também ganhou um decreto que legitimou seu filho Ramsay.

O Festim dos Corvos

Roose marchou das Gêmeas para o Norte, com seu exército aumentado pelo reforço de dois mil Frey.

A Dança dos Dragões

Fosso Cailin havia sido cercado por Roose Bolton e os Frey ao sul, e por Ramsay Bolton ao norte. Usando Theon Greyjoy, Ramsay conseguiu a rendição dos nascidos no ferro, o que permitiu a passagem de Lorde Bolton. O Lorde apresentou ao filho sua noiva, Arya Stark (na verdade Jeyne Poole). Ele logo se mostrou descontente com Ramsay, chegando a afirmar para Theon que o filho é "forte e desagradável".

Como Stannis Baratheon não caíra na armadilha de marchar contra o Forte do Pavor, Bolton decidiu esperar por ele em Winterfell, onde iria realizar o casamento de Ramsay com "Arya". Ao chegarem ao castelo, encontraram-o invadido por diversos camponeses. Bolton os usou para reformar o castelo, prometendo-lhes misericórdia quando acabassem. Depois os enforcou a todos, dizendo que foi misericordioso por não ter esfolado nenhum.

Durante o jantar de casamento do filho, Roose comeu apenas os alimentos que Lorde Wyman Manderly já havia provado, já que desconfiava do Lorde. A Senhora Barbrey Dustin afirmou que Bolton não tem sentimentos e que tudo não passava de um jogo pra ele. Ela insinuou que, agora que os Lannister estavam tão enfraquecidos, Bolton pretendia se tornar Rei do Norte.

Apesar de ser oficialmente o Protetor do Norte, o apoio ao Lorde Roose Bolton era tênue. Os Dustin e os Ryswell, ligados à Casa Bolton pelo casamento, foram os primeiros a declarar sua lealdade. A Casa Umber, liderada por Hother Terror das Rameiras enviou metade de suas forças, já que Lorde Umber estava cativo nas Gêmeas. Os Cerwyn, os Locke e os Manderly também enviaram homens. Arnolf Karstark, castelão de Karhold, também se mostrou fiel a Bolton, já que seu apoio a Stannis era falso e ele esperava apenas um sinal para virar sua casaca.

Roose e Ramsay esperaram que Stannis atacasse o castelo, já que isso os colocaria em enorme vantagem. Porém, Stannis foi atrasado pela neve, e enquanto isso, diversos dos homens de Bolton foram assassinados em Winterfell. As suspeitas sobre a identidade dos culpados levou ao aumento da tensão entre os lordes, o que culminou num confronto entre Manderly e os Frey, ferindo o primeiro e causando a morte de vários homens de armas.

Os Ventos do Inverno

Quando descobriu que o exército de Stannis estava a três dias de marcha, Bolton enviou os Manderly e os Frey para atacá-lo, além do próprio filho Ramsay. Porém, manteve a maior parte de suas forças dentro de Winterfell. Segundo Theon, ele está repetindo sua estratégia do Tridente: enfraquecendo seus rivais enquanto mantém suas principais forças intactas na reserva.

Família

 
 
 
{Bethany
Bolton}
 
Roose
 
Walda Frey
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Domeric}
 
Ramsay
 
"Arya Stark"
 

Referências



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Roose Bolton. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas