Robert Arryn

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Arryn do Ninho da Águia.png
Robert Arryn
Arryn do Ninho da Águia.png
Robert Arryn Amoka.jpg
Robert Arryn por Amoka ©
Apelido(s) Passarinho
Legítimo Protetor do Leste
Título Lorde Suserano do Vale de Arryn
Lealdade Casa Arryn
Cultura Vale de Arryn
Nascimento Em 292 d.C.
Aparece
Mencionado
Aparece
Aparece

GoT Logo.jpg
Robert-Arryn-HBO.jpg
Interpretado(a) por Lino Facioli
Aparições 1ª Temporada | 4ª Temporada | 5ª Temporada | 6ª Temporada
Apareceu em 8 episódios (ver seção)

Robert Arryn é o único filho de Jon Arryn e de sua esposa, Lysa Tully. Ele é enfermiço, chorão, irritadiço e uma criança de seis anos extremamente mimada, agora Lorde do Ninho da Águia e Defensor do Vale. Recebeu seu nome em homenagem a Robert Baratheon.

Na série de televisão, Robert Arryn foi chamado de Robin Arryn para que não houvesse confusão entre ele e Robert Baratheon. Na série é interpretado pelo ator brasileiro Lino Facioli.

Aparência

Ele é pequeno e pálido, com cabelos castanhos e olhos grandes. Após a morte da mãe, seu cabelo passou a crescer sem corte.

História

Robert sofre de uma doença que causa tremores frequentes. Seu meistre costuma sangrá-lo e administrar anestésicos durante suas crises. Tal prática é feita com cuidado pelo meistre já que pode resultar num crescente nível de toxicidade no organismo do menino. Ele é intelectualmente e fisicamente atrofiado e ainda não havia desmamado do peito da mãe. Costuma ser chamado de "Passarinho".

Os conflitos sobre quem tomaria Robert Arryn como protegido

Nos primeiros livros, vários personagens dão relatos conflitantes sobre a quem seria entregue Robert Arryn para criar: Stannis Baratheon em Pedra do Dragão ou a Tywin Lannister em Rochedo Casterly. Há sugestão de que essa mudança de planos está ligada à morte de Jon Arryn.

  • Robert Baratheon quis deixar Robert Arryn sob os cuidados de Tywin Lannister em Rochedo Casterly. Lysa Arryn recusou obstinadamente a oferta e fugiu de Porto Real rapidamente, levando o filho para o Ninho da Águia.
  • Cersei Lannister parece acreditar que Jon Arryn também queria o filho fosse o novo protegido de Tywin Lannister e afirma que Lysa Arryn fugiu para o Ninho com o filho.
  • Um garoto que costumava trabalhar para Jon Arryn acredita que, pouco antes morrer, o homem planejava entregar o filho a Stannis Baratheon.
  • Brynden Tully, o Peixe Negro, acredita que arranjos foram feitos para que Robert fosse levado para Rochedo Casterly e não faz menções à Pedra do Dragão.
  • Meistre Colemon concorda com a versão de que Robert iria para Pedra do Dragão, apesar de ouvir uma versão conflitante de Lysa Arryn para a irmã Catelyn Stark.
  • Lorde Walder Frey, também, insiste que Jon Arryn fez preparativos para enviar Robert para Pedra do Dragão e não Rochedo Casterly. Catelyn Stark se surpreendeu com a afirmação e questionou o Frey sobre isso mais de uma vez até que Walder confirmou sua versão e disse que Lysa sabia desses planos, já que também se opôs a eles. Se Walder disse a verdade, então Lysa mentiu para Catelyn e para o Peixe Negro.
  • Por fim, a Senhora Lysa admitiu que Jon Arryn pretendia enviar Robert para Pedra do Dragão e que Robert Baratheon, por sua vez, queria entregá-lo a Tywin Lannister em Rochedo Casterly. Ela parecia acreditar que a vontade de Robert surgira como um pedido de Cersei.

Analisando do ponto de vista onde a história parou em A Dança dos Dragões, parece que Jon Arryn quis enviar Robert para Pedra do Dragão de modo a proteger o filho de seus inimigos, mas Cersei Lannister convenceu Robert Baratheon a interferir e enviar o garoto para Rochedo Casterly.

Eventos Recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Robert se tornou Senhor do Vale após a morte de seu pai, Jon Arryn. Antes de sua ascensão, Lorde Tywin Lannister se ofereceu para tomá-lo como protegido, sendo que ele nunca havia feito tal oferta a ninguém (Eddard Stark suspeitava que Tywin planejava tomar Robert como refém). Robert Baratheon queria aceitar a oferta mas Lysa fugiu para o Vale com o filho.

Sua mãe, a Senhora Lysa, governava o Vale como regente no nome do garoto, mas não faz nenhum esforço para orientá-lo quanto à gestão de seu domínio. Ele comandou o julgamento de Tyrion Lannister, que era acusado de tentar matar Bran Stark, e ficou furioso quando o campeão de Tyrion conquistou a liberdade do anão já que queria "fazê-lo voar".

A Tormenta de Espadas

Robert e a mãe Lysa, na série de TV.

Petyr Baelish se casou com Lysa Arryn e levou consigo sua suposta filha bastarda: Alayne Stone (na verdade Sansa Stark). Lysa, ao saber da verdadeira identidade da garota, planejou casá-la com Robert.

O Festim dos Corvos

Genna Lannister revelou que teme que Brynden Tully reclame Correrrio em nome de Robert, mas Jaime Lannister tentou tranquilizá-la afirmando que Arryn não viveria o suficiente para gerar descendência.

Com a morte de Lysa, Petyr Baelish assumiu o cargo de Lorde Protetor do Vale e reivindicou o governo do Vale e a guarda de Lorde Robert. Alguns dos mais importantes nobres do Vale se opuseram a isso e assinaram um documento prometendo expulsar Petyr do ninho e tomar a guarda de Robert, chamando a si mesmos de Senhores Declarantes.

Robert se apegou à sua prima, Sansa Stark, que ele conhece como Alayne Stone e que se tornou uma nova figura materna para ele.

Seguindo a sugestão de Petyr, Meistre Colemon tem usado sonodoce para tratar os tremores de Robert, embora fique preocupado com os efeitos quase fatais se exagerar nas doses dadas ao menino.

Petyr revelou à Sansa que planeja casá-la com o herdeiro de Robert, Sor Harry Hardyng, também chamado de Harry, o Herdeiro. Ele afirmou que Robert morrerá logo.

Na série de televisão

Aparições

Aparições na 1ª Temporada de Game of Thrones
Winter Is Coming The Kingsroad Lord Snow Cripples, Bastards, and Broken Things
You Win or You Die Baelor Fire and Blood
Aparições na 4ª Temporada de Game of Thrones
Two Swords The Lion and the Rose Breaker of Chains Oathkeeper
The Laws of Gods and Men The Watchers on the Wall The Children
Aparições na 5ª Temporada de Game of Thrones
The House of Black and White High Sparrow Sons of the Harpy Kill the Boy
Unbowed, Unbent, Unbroken The Gift Hardhome The Dance of Dragons Mother's Mercy
Aparições na 6ª Temporada de Game of Thrones
The Red Woman Home Oathbreaker The Door
Blood of My Blood The Broken Man No One Battle of the Bastards The Winds of Winter

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jasper
 
Desconhecida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3ª: Lysa Tully
 
Jon
 
2ª: Rowena Arryn
 
1ª: Jeyne Royce
 
Alys
 
Elys Waynwood
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ronnel
 
Senhora Belmore
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Robert
 
 
 
Filha
 
Denys Arryn
 
Filha
 
Sor Hardyng
 
Outras seis filhas
 
Jasper Waynwood
 
 
 
Elbert
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filho
 
 
 
 
 
Harrold Hardyng
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notas