Robb Stark

De Game Of Thrones BR wiki
(Redirecionado de Robb I Stark)
Ir para: navegação, pesquisa
Stark.png
Robb Stark
Stark.png
Robb Stark Amoka.jpg
Robb Stark, por Amoka©
Informações biográficas
Reinado 298 d.C. a 299 d.C.
Nome completo Robb Stark
Apelido(s) Jovem Lobo
O Rei que Perdeu o Norte
Outros títulos Rei do Norte
Rei do Tridente
Senhor de Winterfell
Nascimento 283 d.C., em Correrrio.
Morte 299 d.C., em Gêmeas.
Família
Casa Real Casa Stark
Predecessor Nenhum desde Torrhen Stark
Herdeiro Bran Stark (presumido morto)
Sucessor Nenhum
Rainha Jeyne Westerling
Pai Eddard Stark
Mãe Catelyn Tully

Robb Stark.png
Aparece
Aparece
Aparece
Mencionado
Mencionado

GoT Logo.jpg
Robb Stark.jpg
Interpretado(a) por Richard Madden
Aparições 1ª Temporada | 2ª Temporada | 3ª Temporada
Apareceu em 21 episódios (ver seção)

Robb Stark é o primeiro filho de Eddard Stark e Catelyn Stark, herdeiro de Winterfell e do Norte. Após a prisão do pai por alta traição, ele convocou seus vassalos e partiu para o sul para ajudar seus aliados no Tridente e libertar o pai. Após a morte de Eddard, foi nomeado Rei do Norte e Rei do Tridente por seus seguidores. Chamado de Jovem Lobo por aliados e inimigos, ele herdou do pai sua honradez. É acompanhado por seu lobo gigante, Vento Cinzento, um companheiro inigualável e uma fera temível no campo de batalha. Na série de TV, é interpretado por Richard Madden.

Aparência

Robb pendeu mais para sua herança Tully, sendo ligeiramente corpulento, com olhos azuis e cabelos vermelhos espessos. No início da série tinha 14 anos. Da mesma forma que seu pai, Robb tem um senso apurado de honra e justiça. Ele compartilha a devoção de seu pai pela honra e anda sempre acompanhado de seu lobo gigante, Vento Cinzento, no qual ele sempre leva consigo para as batalhas.

História

Robb nasceu em Correrrio, provavelmente sendo fruto da noite de núpcias de Eddard com Catelyn, já que o homem partiu imediatamente após o casamento para lutar na Rebelião de Robert. Quando Eddard retornou, Catelyn o saudou com o bebê Robb, e os dois partiram para Winterfell, onde Ned comandava como Lorde e Robb seria criado como seu legítimo herdeiro.

Robb sempre se deu bem com seus irmãos mais novos, e desenvolveu uma rivalidade amigável com seu irmão bastardo, Jon Snow, que difere dele em personalidade e aparência. O rapaz também fez amizade com o protegido do pai, Theon Greyjoy, que dizia considerá-lo uma espécie de irmão mais novo.

Eventos Recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Robb assistiu à execução de Gared e estava presente quando Jon Snow descobriu a ninhada de seis filhotes de lobo gigante na neve. Ele tomou um dos filhotes como seu e lhe deu o nome de Vento Cinzento. Pouco depois, quando a corte do Rei Robert veio para Winterfell, Robb disputou com o Príncipe Joffrey usando espadas de madeira. Houve uma tensão entre os dois quando Joffrey o desafiou a enfrentá-lo com aço, coisa que Sor Rodrik Cassel não permitiu, provocando uma onda de escárnio dos súditos e Lannister presentes.

Quando Eddard foi nomeado Mão do Rei e partiu para Porto Real, Robb ficou em Winterfell para governá-lo com a ajuda da mãe. Quando ela também viajou para Porto Real, a responsabilidade caiu toda sobre ele. Durante esse período, em um passeio pelo bosque, seu irmão mais novo, Bran Stark, foi atacado por selvagens e salvo pelo próprio Robb, com a ajuda de seus lobos e de Theon, que matou um dos selvagens com uma flecha certeira, arriscando a vida de Bran.

Quando a notícia da prisão de Eddard por alta traição chegou a Winterfell, Robb convocou os vassalos Stark e marchou com seu exército para as terras fluviais, tencionando ajudar a Casa Tully, que estava sendo atacada pelos Lannister, e libertar seu pai. Por sua juventude e inexperiência, chega a ser questionado pelos vassalos do pai, mas consegue uni-los sob sua liderança e, logo depois, marchou para o sul para fazer guerra contra o Trono de Ferro.

Sabendo que Correrrio havia sido sitiado por Sor Jaime Lannister, e que Lorde Tywin Lannister marchava para o Norte com uma poderosa tropa, Robb decidiu dividir seu exército, mandando a maior parte de sua infantaria com Lorde Roose Bolton para enfrentar Tywin, e atravessando o Tridente nas Gêmeas com a cavalaria para levantar o cerco a Correrrio. Para conseguir sua passagem e a lealdade dos Frey, Robb aceitou um contrato de casamento imposto por Lorde Walder Frey, onde prometeu se casar com uma das filhas de Lorde Walder quando a guerra acabasse.

Robb levou seus cavaleiros para Correrrio onde, com a ajuda de seu tio, Sor Brynden Tully, conseguiu capturar Sor Jaime na Batalha do Bosque dos Murmúrios. Depois, ele atacou o cerco ao castelo, varrendo as forças de Jaime na Batalha dos Acampamentos. Com isso, o exército de Tywin, apesar de ter vencido Bolton, ficou numa posição vulnerável e foi forçado a recuar para Harrenhal.

Após a execução de seu pai a mando do Rei Joffrey Baratheon, qualquer esperança de paz entre os Stark e os Lannister foi eliminada. Os vassalos nortenhos e os senhores do rio, então, aclamaram Robb como Rei do Norte e do Tridente.

A Fúria dos Reis

O rei Robb Stark vestido para a guerra, por Magali Villenueve. ©

Depois de permanecer um tempo inativo em Correrrio, Robb enviou Theon Greyjoy para Pyke para conseguir uma aliança com Lorde Balon Greyjoy, reconhecendo a independência das Ilhas de Ferro. Também enviou sua mãe para o sul para que negociasse com o irmão mais novo de Robert, Renly Baratheon, que também havia sido coroado rei. Ambos os enviados falharam, sendo que Catelyn foi incapaz de conseguir uma trégua entre Renly e o irmão, Stannis Baratheon, que também fora coroado rei, presenciando a morte do Baratheon mais novo no meio de seu exército, enquanto que Balon Greyjoy recusou a oferta de Robb e optou por lançar uma invasão em larga escala contra o Norte.

Nesse meio tempo, Robb reuniu seu exército e marchou sobre as terras ocidentais, destruindo um recém-formado exército Lannister na Batalha de Cruzaboi. Em seguida, na luta pelo Despenhadeiro, Robb foi ferido e ficou sob os cuidados de Jeyne Westerling. Nesse meio tempo, recebeu a notícia de que Theon invadira Winterfell e matara seus dois irmãos mais novos, Bran e Rickon (embora fosse uma farsa). Jeyne o confortou, e ele tomou sua virgindade. Numa tentativa de preservar a honra da moça, o rapaz casou-se com ela imediatamente a seguir, quebrando o contrato com os Frey. Os homens dos Frey que o acompanhavam, furiosos com o que havia acontecido, o abandonaram em seguida.

A Tormenta de Espadas

Robb retornou a Correrrio com sua nova esposa, o que causou horror em sua mãe, sabendo as consequências que aquela ofensa a Walder Frey trariam. Outros problemas também emergiram: sendo que Sor Edmure Tully havia reunido seus homens e impedido que Tywin Lannister atravessasse as terras fluviais, frustrando o plano de Robb, que consistia justamente em atrair o inimigo. Robb pretendia sangrar os Lannisters, atrasando seus movimentos enquanto Stannis tomava Porto Real e eliminava a Rainha Cersei Lannister e seu irmão mais novo, Tyrion Lannister, o Duende. Como Edmure se precipitou e deu batalha cedo demais para Twyin, a tropa Lannister teve tempo de fazer uma retirada organizada e depois partir para atacar Stannis pela retaguarda durante a Batalha da Água Negra, salvando a capital do reino e fortalecendo a posição do rei no Trono de Ferro.

Além disso, Robb descobriu que, em sua dor pela perda dos filhos, Catelyn havia libertado Jaime com a promessa de que os Lannister devolveriam suas filhas. O ato da mãe resultou na inimizade de Lorde Rickard Karstark, cujos filhos haviam sido mortos por Jaime no Bosque dos Murmúrios. Como vingança, Karstark matou dois cativos Lannister em Correrrio. Por este crime, Robb o sentenciou à morte e o executou pessoalmente. Como consequência, as forças de Karstark o abandonaram.

Após a morte de Hoster Tully, Robb começou os preparativos para retomar o Norte, que tinha vastas porções do seu território tomado pelos homens de ferro. Acreditando que Bran, Rickon e Arya estavam mortos, e temendo que Winterfell pudesse ser herdado por Tyrion, que havia se casado com Sansa, Robb discutiu a questão da sucessão com a mãe. Para o horror desta, ele sugeriu que Jon Snow deveria ser seu herdeiro. Em seguida, Robb enviou Maege Mormont e Galbart Glover para a Atalaia da Água Cinzenta com uma carta detalhando seus planos, cujo conteúdo não foi revelado.

Ele marchou para o norte, tentando atravessar com seu exército pelas Gêmeas. Consciente da hostilidade de Walder Frey por ter quebrado sua promessa, Robb sugeriu que Sor Edmure Tully se casasse com uma das filhas de Walder. Edmure hesitou, mas aceitou. Deixando Jeyne em Correrrio, Robb marchou para as Gêmeas, onde Walder havia concordado em casar Edmure com sua filha, Roslin Frey.

Vento Cinzento pareceu perceber a traição que se seguiria, mas Robb aceitou deixá-lo de fora da fortaleza. Na noite de núpcias, o massacre que viria a ser conhecido como Casamento Vermelho aconteceu. Lorde Walder havia colocado mercenários entre os músicos e, ao som de "As Chuvas de Castamere", os homens de Robb foram assassinados. O próprio Robb foi morto por seu vassalo, Roose Bolton, que o apunhalou no coração com sua espada. Enlouquecida de desespero, Catelyn matou o neto de Frey, Guizo, e logo foi degolada. Vento Cinzento também foi morto. Como insulto final ao Rei do Norte, os Frey costuraram a cabeça de Vento Cinzento sobre a de Robb.

Na série de televisão

Aparições

Aparições na 1ª Temporada de Game of Thrones
The Wolf and the Lion
You Win or You Die
Aparições na 2ª Temporada de Game of Thrones
The Night Lands What is Dead May Never Die The Ghost of Harrenhal
Blackwater
Aparições na 3ª Temporada de Game of Thrones
And Now His Watch Is Ended
Second Sons Mhysa

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Benjen}
 
{Lysa Locke}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Rickon}
 
{Gilliane Glover}
 
 
 
{Bennard}
 
{Margaret
Karstark}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Benjen}
 
{Brandon}
 
{Elric}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Arra Norrey}
 
 
 
 
 
{Cregan}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Lynara}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Alysanne
Blackwood}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Jeyne Manderly}
 
{Rickon}
 
{Sarra}
 
{Alys}
 
{Raya}
 
{Mariah}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Sansa}
 
{Jonnel}
 
 
{Lyanna}
 
{Barthogan}
 
{Wylla Fenn}
 
{Brandon}
 
{Alys Karstark}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Jon Umber}
 
{Serena}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Edric}
 
 
 
 
 
{Lonnel Snow}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Cregard}
 
Torrhen
 
{Aregelle}
 
{Robard Cerwyn}
 
{Arrana}
 
{Osric Umber}
 
{Rodwell}
 
{Myriame Manderly}
 
{Beron}
 
{Lorra Royce}
 
{Arsa}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casa Cerwyn
 
 
 
 
 
Casa Umber
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Donnor}
 
{Lyanne
Glover}
 
{Willam}
 
{Melantha
Blackwood}
 
{Artos}
 
{Lysara
Karstark}
 
{Berena}
 
{Alysanne}
 
{Errold}
 
{Rodrik}
 
{Arya Flint}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Brandon}
 
 
{Edwyle}
 
{Marna Locke}
 
{Jocelyn}
 
{Benedict
Royce}
 
{Brandon}
 
{Benjen}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casa Royce
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Rickard}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Lyarra}
 
{Branda}
 
{Harrold Rogers}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Brandon}
 
Desconhecida
 
{Eddard}
 
{Catelyn
Tully}
 
{Lyanna}
 
Benjen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jon Snow
 
{Robb I}
 
Jeyne
Westerling
 
Tyrion
Lannister
 
Sansa
 
Arya
 
Bran
 
Rickon
 
 
 
 


Notas