O Cavaleiro dos Sete Reinos - A Espada Juramentada

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa



A Espada Juramentada
Capítulo de O Cavaleiro dos Sete Reinos
Espada juramentada.png
PDVDunk
LocalPousoveloz no reino da Campina
Cronologia dos capítulos (Todos)
O Cavaleiro Andante
O Cavaleiro Andante ← A Espada Juramentada → O Cavaleiro Misterioso

The Sworn Sword (em português A Espada Juramentada) é o segundo conto das histórias de Dunk e Egg, escritas por George R. R. Martin. Esta história foi publicada pela primeira vez em 2003 na antologia Legends II, uma coleção de histórias com vários autores de fantasia, como Tad Williams, Orson Scott Card e Neil Gaiman.

O foco da história continua sendo quase exclusivamente a relação entre Dunk e Egg e sua progressão através da vida. A história de A Espada Juramentada se foca na difíceis escolhas de um cavaleiro, especialmente quando este se vê em meio a disputas mesquinhas e injustiças casuais envolvendo seu suserano e o povo comum nos Sete Reinos.

Enredo

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A história se passa um ano e meio após os acontecimentos de O Cavaleiro Andante. Dunk e Egg estão no meio de uma seca terrível no verão da Campina, uma seca que começou após à Grande Praga da Primavera. Dunk jurou sua espada para Sor Eustace Osgrey de Pousoveloz, um velho cavaleiro que vive contemplando as honras que sua família um dia teve. Nessa história, Sor Eustace acaba induzindo Dunk e Egg a fazerem parte de um conflito mortal com Lady Rohanne Webber, conhecida como a Viúva Vermelha.

Tudo começa quando Dunk e Egg retornam a Pousoveloz depois de uma pequena viagem até Dosk para obter alguns suprimentos. No caminho eles descobrem que um córrego local secou enquanto eles estavam fora. Desconfiado, Dunk começa a investigar o que aconteceu, mesmo depois que Sor Bennis, o Marrom o aconselha deixar isso pra lá. Seguindo o caminho do rio eles descobrem que operários de Lady Rohanne construíram uma barragem ali. Quando os homens se recusam a remover a barragem, Sor Bennis fere gravemente um deles no rosto, fazendo com que eles fujam.

Os cavaleiros voltam para Pousoveloz e contam a Sor Osgrey o que aconteceu. O velho percebe que Lady Rohanne verá que um de seus homens foi ferido, e que isso é uma afronta a sua honra. Ele ordena então que Sor Bennis e Dunk reúnam homens de suas três aldeias e comecem a treiná-los para lutar. Os plebeus são extremamente pobres e destreinados, sem armaduras ou espadas e Dunk percebe que Sor Eustace estaria levando pessoas inocentes à morte. Ainda por cima, é sabido que a Senhora Webber é uma velha sinistra que pratica magia, mata seus maridos (é de conhecimento comum que cinco deles morreram), aborte seus filhos (é de conhecimento comum que duas crianças morreram) e afoga seus inimigos em poços. Então ele sugere à Eustace que encontre outra solução e acaba sendo enviado para conversar com Lady Rohanne em Fosso Gelado, para oferecer o preço de sangue pelo que aconteceu (uma maneira antiga de decidir algum conflito entre donos de terras, que consiste em pagar em prata o preço de alguma violência cometida). Ao se encontrar com Lady Rohanne, Duncan percebe que algumas das coisas que lhe foram contadas não eram verdadeiras. Lady Rohanne é uma mulher ruiva muito jovem, bela, e corajosa, com sardas no rosto e um nariz arrebitado. Dunk, é claro, acaba se sentindo atraído por ela. Além disso, Dunk descobre que o rio não pertence a Sor Eustace, mas foi concedido pelo Rei Daeron II Targaryen à Casa Webber por seus serviços na Rebelião Blackfyre. O rio foi tirado de Casa Osgrey em punição pelo apoio de Eustace a Daemon Blackfyre.

Dunk e Egg também ficam sabendo que a Senhora Webber deverá se casar novamente dentro de um curto período de tempo ou perderá suas terras para um primo como indicado no testamento de seu pai. Seu pai também encarregou Sor Lucas 'Longinch' para protegê-la contra os pretendentes indignos. Sor Lucas, é claro, interpretou isso como uma maneira de não deixar com que ela se case com ninguém, e que ela acabe ficando com ele mesmo.

A reunião não termina bem. Lady Rohanne se recusa a romper a barragem ou tomar o preço de sangue. Ela exige que Sor Bennis seja entregue para que ela lhe arranque o nariz. Chocado e indignado com todas as revelações, Sor Duncan decide deixar o serviço de Osgrey. No entanto, ao perceber que os moradores de Pousoveloz não vão ter uma chance contra soldados bem armados de Lady Rohanne, ele decide ficar.

Na manhã seguinte Sor Osgrey, Duncan e Egg seguem para o rio e encontram Lady Webber e seu pequeno exército. A Sor Duncan é concedida uma negociação privada com Lady Webber. Ele mostra o anel de Egg, provando que o garoto é um príncipe Targaryen. Depois, corta suas próprias bochechas para compensar o ferimento do juramentado dela. Lady Rohanne fica impressionada, mas ainda exige um pedido de desculpas de Sor Eustace, que se recusa. Então eles decidem resolver a questão com um duelo entre seus campeões. Duncan e Sor Lucas se enfrentam. A luta é rápida, mas feia. Dunk consegue feri-lo mortalmente, mas quase se afoga no fim.

Quando Dunk acorda do coma, Sor Eustace e Lady Rohanne resolveram suas diferenças e se casaram. Duncan é convidado a permanecer em Pousoveloz como capitão da guarda, mas se recusa. Ainda extremamente ferido ele se prepara para partir com o menino Egg. Lady Rohanne o encontra nos estábulos e oferece seu melhor cavalo e suas desculpas. Dunk se recusa, mas Rohanne exige que ele tome alguma coisa dela. Eles se beijam apaixonadamente e Duncan corta a trança dos cabelos dela, para ter como se lembrar dela no futuro. Dunk e Egg então partem com intenção de chegar à Muralha de Gelo, para que Dunk possa encontrar o seu pai, que ele acredita que esteja lá.

Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Curiosidades

Lady Rohanne é avó de Tywin Lannister, segundo a enciclopédia O Mundo de Gelo e Fogo[1].

Notas e Referências

  1. O Mundo de Gelo e Fogo, Árvore Genealógica dos Lannister

Personagens e citações

Aparecem: