Jon Arryn

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Arryn do Ninho da Águia.png
Jon Arryn
Arryn do Ninho da Águia.png
Jon Arryn Тхе Мичо.jpg
Jon Arryn, por Тхе Мичо ©
Título Senhor do Ninho da Águia
Defensor do Vale
Protetor do Leste
Mão do Rei
Lealdade Casa Arryn
Cultura Vale
Esposa(o) Jeyne Royce, 1ª
Rowena Arryn, 2ª
Lysa Tully, 3ª
Nascimento Em 225 d.C., em Ninho da Águia
Morte Em 298 d.C., em Porto Real
Mencionado
Mencionado
Mencionado
Mencionado
Mencionado
Outros

Lorde Jon Arryn, Senhor do Ninho da Águia, Defensor do Vale e Protetor do Leste. Serviu como Mão do Rei Robert desde o fim da Rebelião, até sua morte, 14 anos depois. Possuía ombros largos.

Tabela de conteúdo

História

Juventude

Jon nasceu em 225 d.C., filho de Jasper Arryn. Não se sabe muito sobre seus pais ou sobre sua juventude. Possuía um irmão mais novo Ronnel, e uma irmã, Alys, que casou com Elys Waynwood. Jon foi o Protetor dos Portões da Lua enquanto seu papai viveu. Quando se tornou Senhor do Ninho da Águia, passou esta posição para seu irmão, Ronnel e, após, ao seu primo Denys.

Rebelião de Robert

Artigo principal: Rebelião de Robert

Jon foi o tutor de Eddard Stark e Robert Baratheon, que eram seus protegidos. Ao crescerem, os dois garotos se tornaram grandes amigos, e consideravam Jon como um segundo pai. Quando o Rei Louco exigiu que Jon entregasse os dois garotos para uma provável execução, Jon recusou e levantou suas bandeiras em revolta, mobilizando os Cavaleiros do Vale. Após lutar com numerosos lordes que se opuseram à revolta, Jon lutou na Batalha dos Sinos e na Batalha do Tridente. Durante a guerra, casou com Lysa Tully, para ganhar o apoio de seu pai, e para tentar assegurar um herdeiro para a linha Arryn, que se esvaía. Quando Robert subiu ao Trono de Ferro, apontou Jon como sua Mão.

Como Mão do Rei

A primeira missão que Jon enfrentou foi estabelecer paz com Dorne, que se encontrava revoltado com as violentas mortes de Lewyn e Elia Martell. O Príncipe Oberyn tentou levantar o reino em apoio a Viserys Targaryen, o filho sobrevivente de Aerys II. Em resposta, Jon devolveu os ossos de Lewyn e conseguiu manter a paz com o Príncipe Doran. O cavaleiro Gregor Clegane, entretanto, não foi punido pela morte de Elia. Para fortalecer e assegurar o Trono para Robert, Jon arranjou o casamento com Cersei Lannister, e aconselhou o Rei a manter Jaime na Guarda Real. Robert deixou muito da responsabilidade de governar os Sete Reinos para Jon, porém ele não conseguia impedir o Rei de gastas imensas quantias com torneios e excessos, colocando a nação em um sério déficit. Enquanto Jon se encontrava na corte, Nestor Royce governava como Alto Intendente do Vale. Antes de sua morte, Jon trabalhou com Stannis Baratheon para descobrir que o pai dos filhos de Cersei não era seu marido Robert, mas seu irmão Jaime, o Regicida. Jon planejava agir, e pensava em enviar seu filho Robert Arryn para ser criado por Stannis em Pedra do Dragão. Antes que pudesse publicizar a descoberta, morreu. Em uma carta para sua irmã, Lysa acusou os Lannister de envenená-lo, mas depois foi revelado que ela mesma o envenenou, sob instigação de Mindinho, usando Lágrimas de Lys. A principal razão que levou Lysa a envenená-lo era para impedir Jon de enviar seu filho para Pedra do Dragão. A falsa informação dada por Mindinho à Catelyn Stark foi a primeira causa de atritos entre as Casas Stark e Lannister, logo após Eddard ter sido apontado o sucessor de Jon como Mão do Rei.

Casamento e herdeiros

Jon Arryn foi casado três vezes. A primeira com Jeyne Royce, e segunda com sua prima Rowena Arryn. De nenhum destes casamentos advieram filhos. Por não ter filhos, Jon apontou diversos herdeiros, que morreram um após o outro. Primeiramente seu sobrinho Elbert Arryn, filho de seu irmão mais novo, Ronnel. Após Elbert ter sido executado por ordens do Rei Aerys II, Denys Arryn tornou-se herdeiro. Ele era de um distante (e baixo) ramo da Casa Arryn de Vila Gaivota e havia casado com uma sobrinha de Jon; morreu, porém, na Batalha dos Sinos. Durante a Rebelião, Jon casou uma terceira vez, com Lysa, filha de Hoster Tully. Não havia nenhum amor no casamento. Lysa achava Jon velho demais, e odiava seu hálito, além de sempre ter sido apaixonada por Mindinho. Após diversos abortos, Lysa deu a Jon um filho e herdeiro: Robert Arryn.

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jasper
 
Desconhecida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3ª: Lysa Tully
 
Jon
 
2ª: Rowena Arryn
 
1ª: Jeyne Royce
 
Alys
 
Elys Waynwood
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ronnel
 
Senhora Belmore
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Robert
 
 
 
Filha
 
Denys Arryn
 
Filha
 
Sor Hardyng
 
Outras seis filhas
 
Jasper Waynwood
 
 
 
Elbert
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filho
 
 
 
 
 
Harrold Hardyng
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Referências e Notas



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Jon Arryn. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas