Ilhas de Ferro

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa físico-político das Ilhas de Ferro por Jonathan Roberts Ilhas.png
Localização das Ilhas de Ferro em Westeros

As Ilhas de Ferro consistem num grupo de oito ilhas espalhadas pela Baía dos Homens de Ferro, localizada no Mar do Poente, na costa oeste de Westeros. É uma das regiões que constituem os Sete Reinos, e antigamente um reino soberano de mesmo nome, até a Guerra da Conquista. As ilhas são lar de um povo feroz, os Homens de Ferro. Atualmente, são controladas pela Casa Greyjoy de Pyke.

Bastardos nascidos nas Ilhas recebem o sobrenome Pyke.

Tabela de conteúdo

Geografia

As Ilhas de Ferro consistem num grupo de oito ilhas espalhadas pela Baía dos Homens de Ferro, localizada no Mar do Poente, na costa oeste de Westeros, a oeste das Terras Fluviais, noroete das Terras Ocidentais, e a sul do Norte. As oito ilhas são chamadas Pyke, Grande Wyk, Velha Wyk, Harlaw, Salésia, Pretamare, Montrasgo e a mais distante, Luz Solitária. É a menor e menos povoada região dos Sete Reinos.

As Ilhas são pequenos e quase inférteis rochedos. Os mares que as cercam são tempestuosos e pedregosos, oferecendo poucos portos seguros e constantes ameaças de naufrágios. A ilha de Pyke outrora se estendia 'como uma espada' para fora do mar, mas esta localidade há muito se destruiu, e agora, em realidade, consiste de três ilhas separadas.

Lugares importantes

  • Pyke, assento da Casa Greyjoy, uma antiga fortaleza construída ao topo de diversas torres de pedra que saem do mar, conectadas por traiçoeiras pontes de corda, significando uma grande dificuldade para qualquer exército invasor.
  • Monte de Nagga, local aonde se realizam as Assembléias dos homens livres.


Povo

Os habitantes destas duras ilhas são conhecidos como Homens de Ferro no restante de Westeros, e Nascidos de Ferro entre si. Os homens de ferro são homens do mar, e sua supremacia naval outrora não possuía rival. São considerados independentes, ferozes e por vezes cruéis. Vivem numa terra difícil, e não nutrem nenhum amor pelo continente e seus trejeitos verdes e suaves. A Fé dos Sete dos Ândalos, e os Deuses Antigos dos Primeiros Homens encontram pouco lugar entre os Nascidos de Ferro, já que sua fé se dedica ao nativo Deus Afogado.

O principal poder militar das ilhas de ferro vem da Frota de Ferro.

Economia

As ilhas são esparsas e pedregosas, com um fino e rochoso solo que torna difícil a população plantar, muitas vezes precisando trabalhar sem a ajuda de animais que tornariam o trabalho mais fácil, como cavalos ou bois. Suas minas não produzem metais preciosos como as Terras Ocidentais; apenas ferro é produzido através de um desgastante trabalho. Com tão poucas riquezas nas próprias Ilhas, não é difícil entender porque os Homens de Ferro de antigamente se escolheram os ataques e roubos.

História

Os Primeiros Homens se fixaram nas Ilhas de Ferro há milhares de anos. Lendas dizem que, naquele tempo, foi descoberto o que seria chamado de Cadeira de Pedra do Mar na costa de Velha Wyk. Por muito tempo, cada Ilha correspondia a um Reino, e cada uma possuía dois Reis: o Rei de Pedra, que controlava a terra, e o Rei de Sal, que comandava no mar, com um Alto Rei, o Rei das Ilhas de Ferro, escolhido na Assembleia de Homens Livres. Isso mudou cerca de 5 mil anos antes da Rebelião Greyjoy, quando Rei Urron Greyiron matou os Reis reunidos e estabeleceu um trono hereditário. Sua dinastia durou mil anos, até que os Ândalos conquistaram as Ilhas de Ferro.

Sob o comando da Casa Hoare, os homens de ferro conseguiram conquistar as Terras Fluviais e muito da costa ocidental de Westeros. Sua linha chegou ao fim com a morte do Rei Harren, o Negro e seus filhos, em Harrenhal, o monstruoso castelo que ele havia construído nas margens do lago Olho de Deus. Aegon I foi a Harrenhal, esperando que Harren dobrasse os joelhos, porém ele se recusou. O castelo era grande demais para ser atacado, então Aegon montou em seu dragão Balerion, passou pelas muralhas e carbonizou o rei e seus filhos na torre em que se escondiam. Com a morte de Harren, os Lordes dos Rios, liderados pela Casa Tully, levantaram-se em rebelião, expulsando os homens de ferro para as Ilhas. Os Lordes de Fero elegeram a Casa Greyjoy de Pyke para governá-los, submetendo-se a Aegon e ao Trono de Ferro.

Referências e Notas

Veja Ilhas de Ferro no mapa interativo em português.


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Iron Islands. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas