Game of Thrones - Quinta Temporada

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Game of Thrones - 5ª Temporada
Season 5 DVD Cover.jpg
Informações
Episódios 10
Transmissão 12 de abril de 2015 – 14 de junho de 2015
Lançamento do DVD/Blu-ray 15 de março de 2016
Cronologia
← Anterior Próxima →
4ª Temporada 6ª Temporada

A Quinta Temporada de Game of Thrones foi confirmada pela HBO no dia 8 de abril de 2014, por causa do aumento dos índices de audiência nas terceira e quarta temporadas. A quinta e sexta temporadas foram anunciadas ao mesmo tempo, sendo a primeira vez que a HBO fez isso com algum programa.[1]

Ela foi composta por dez episódios, como as temporadas anteriores, e as gravações começaram em julho de 2014. David Benioff e D.B. Weiss retornaram como produtores executivos novamente, após terem assinado um novo contrato de dois anos com a HBO no início de 2014.

A temporada estreou em 12 de abril de 2015. A quinta temporada foi composta de material de ambos os quarto e quinto livros de As Crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.[2] Os dois livros ocorrem simultaneamente, pelo menos até um certo ponto de Dança.

Enredo

Os produtores executivos, David Benioff e D.B. Weiss, confirmaram que a 5ª Temporada contaria com um núcleo em Dorne, com foco nas consequências da morte do Príncipe Oberyn Martell sobre suas filhas, as Serpentes de Areia.[2]

Produção

Em maio de 2014, alguns cenários da quinta temporada foram escolhidos, como a Croácia e a Espanha. As filmagens na Croácia continuarão em Dubrovnik, Split e Žrnovnica, mas também vão se expandir para novos locais ao redor das cidades de Imotski e Šibenik.[3] Os locais espanhóis negociados para a filmagem são na Andaluzia, ou seja, o Alhambra de Granada, o Alcázar de Sevilha e Alcázar de los Reyes Cristianos de Córdoba.[4][5][6]

Adaptação

Os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, nos quais Game of Thrones é baseado, foram originalmente planejados como uma trilogia, e seriam intitulados A Game of Thrones, A Dance with Dragons e The Winds of Winter. No entanto, logo depois de George R. R. Martin terminar de escrever o primeiro livro, A Game of Thrones, ele percebeu que teria que deixar de lado o plano de trilogia, e escrever uma série de livros muito maior. Os enredos que Martin originalmente escreveu como o enredo de "livro um" (A Game of Thrones) foram ampliados em três romances: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis e A Tormenta de Espadas. Assim, os três primeiros romances são, em muitos aspectos um longo romance - e o clímax de A Tormenta de Espadas conclui muitas das tramas iniciadas em A Guerra dos Tronos. Martin ainda previu inicialmente em fazer um salto de cinco anos entre o terceiro e quarto livros, porém, a ideia mais tarde foi abandonada.

Um outro problema era que que Martin originalmente planejou que o livro do meio (A Dance with Dragons) tão grande que ele não poderia ser publicado como um único livro, uma vez que ultrapassou até mesmo o tamanho do terceiro livro. Isso causou uma série de atrasos de produção, até que Martin anunciou que cortou os livros em dois: o quarto livro (O Festim dos Corvos) se foca principalmente nos personagens ao sul dos Sete Reinos, enquanto o quinto livro (A Dança dos Dragões) acontece simultaneamente com o quarto livro, mas agora se foca no Norte dos Sete Reinos e também no leste do mundo. É como se Martin pegasse o livro o original e removesse todos os capítulos que ocorrem na Muralha e em Essos, e depois publicasse-os como um livro separado. No entanto, os eventos nos dois livros acontecem simultaneamente, e na quinta temporada da série de TV, esses eventos serão apresentados em ordem cronológica, assim mostrando as duas histórias.

Enquanto estava desenvolvendo a 4ª Temporada, Benioff disse "A quinta temporada lhe dá pesadelos".[7]. Após 4ª temporada ter ido ao ar, no entanto, Benioff e D.B. Weiss afirmou que uma vez que eles haviam começado a trabalhar na 5ª Temporada, "o medo começou a se dissipar."[2] Combinar o quarto e quinto livros recria essencialmente o romance do meio original de Martin, que teria sido ainda maior que A Tormenta de Espadas. Uma vez que este romance foi adaptado nas terceira e quarta temporadas, acredita-se que o quarto e quinto livros combinados teriam de ser adaptado em duas temporadas também. No entanto, enquanto o Casamento Vermelho acontece no meio do terceiro livro e forneceu um clímax conveniente para 3ª Temporada, não há eventos semelhantes em torno do meio de O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, daí as dificuldades de adaptação. Em uma última análise, a julgar pelo vazamento de notícias de personagens que só aparecem no final de A Dança dos Dragões, parece que Benioff e Weiss optaram por adaptar o quarto e a maioria do quinto livro em uma única temporada, presumivelmente, simplificando e reduzindo algumas partes da história.[8]

Elenco

Antigo Elenco

Elenco Principal


Elenco Convidado


Novo Elenco

Recast
Novos Personagens

Personagens novos não escalados

Direção

Em maio de 2014, David Nutter afirmou que ele irá dirigir os episódios 9 e 10 da Quinta Temporada.[36] Em 02 de julho de 2014, foi anunciado que o diretor e o diretor de fotografia Michael Slovis estará dirigirindo dois episódios, o primeiro e o segundo.[37] Em 15 de julho de 2014 os outros diretores foram anunciados, sendo eles Mark Mylod, Jeremy Podeswa e Miguel Sapochnik, que dirigirão dois episódios consecutivos cada um: o terceiro e o quarto, o quinto e o sexto, e o sétimo e oitavo, respectivamente.[38]

Assim, os diretores regulares Neil Marshall[39], Alex Graves, Alik Sakharov e Michelle MacLaren não voltarão para a 5ª Temporada. Notadamente, esta é também a primeira vez desde 2ª Temporada que nenhum dos produtores executivos, David Benioff e DB Weiss, vai dirigir nenhum dos episódios de uma temporada. A partida de MacLaren também fará da 5ª Temporada a primeira desde a segunda sem um diretor feminino. Também não havia um diretor do sexo feminino na 1ª Temporada: MacLaren é o único diretor do sexo feminino que já trabalhou na série de TV, produzindo dois episódios na 3ª temporada (The Bear and the Maiden Fair e Second Sons) e outros dois na 4 ª temporada (Oathkeeper e First of His Name).

Em 25 de julho, George R. R. Martin afirmou que não vai escrever nenhum dos episódios da 5ª temporada, pois ele quer se concentrar em terminar o sexto livro da saga.[40] Esta será a primeira temporada da série de TV sem ter algum episódio escrito por ele.

Produtores

Roteiristas

Diretores

Episódios

# Título Diretor(es) Roteirista(s) Exibição Audiência nos EUA
(em milhões)
41 1 "The Wars to Come" Michael Slovis David Benioff & D. B. Weiss 12 de abril de 2015 8.00
Cersei e Jaime se ajustam a um mundo sem o pai, Tywin. Enquanto isso, Tyrion e Varys chegam a Pentos. Em Meereen, Daenerys descobre que seu governo na cidade requer duros sacrifícios. Jon Snow é pego em um dilema entre a Guarda da Noite e as demandas de Stannis Baratheon, que se auto-intitula o legitimo rei de Westeros. 
42 2 ""The House of Black and White"" Michael Slovis David Benioff & D. B. Weiss 19 de abril de 2015 6.81
Arya chega a Braavos e inicia sua busca ao Homem Sem-Face que conheceu em Westeros. Jamie Lannister sai em uma missão secreta. Ellaria Sand busca vingança pela morte de Oberyn, junto às Serpentes de Areia. Stannis faz uma oferta generosa a Jon Snow, ao mesmo tempo em que a Guarda da Noite precisa escolher um novo Lorde Comandante. Daerenys enfrenta uma nova decisão difícil, que precisa ser tomada. 
43 3 ""High Sparrow"" Mark Mylod David Benioff & D. B. Weiss 26 de abril de 2015 6.71
Arya enfrenta problemas para se adaptar à nova vida onde precisa enterrar seu passado. Littlefinger revela seus planos de casamento para Sansa. Jon Snow começa suas primeiras ordens como Lorde Comandante da Guarda da Noite com firmeza. Tyrion e Varys chegam a Volantis. 
44 4 ""Sons of the Harpy"" Mark Mylod Dave Hill 3 de maio de 2015 6.82
Em Porto Real, a Fé Militante está ficando cada vez mais agressiva e Cersei parece saber como tirar proveito disso. Jaime e Bronn partem para o sul, para resgatar Myrcella em Dorne. Ellaria e as Serpentes de Areia juram vingança mesmo que isso signifique guerra. Em Mereen, os Filhos da Harpia atacam e surpreendem alguns Imaculados. 
45 5 ""Kill the Boy"" Jeremy Podeswa Bryan Cogman 10 de maio de 2015 6.56
Em Meereen, Daerenys resolve agir com autoridade e toma uma decisão difícil para tentar unificar seu reinado. Na muralha, Jon Snow resolve recrutar um aliado inesperado e controverso. Brienne chega a Winterfell e inicia sua guarda silenciosa. Ramsay reforça seu controle sobre Theon para Sansa. 
46 6 ""Unbowed, Unbent, Unbroken"" Jeremy Podeswa Bryan Cogman 17 de maio de 2015 6.24
Arya segue seu treinamento em Bravos. Jorah e Tyrion se deparam com mestres de escravos. Em Dorne, Trystane Martell e Myrcella Lannister fazem planos para o futuro enquanto Jaime e Bronn chegam ao seu destino, onde as As Serpentes de Areia atacam. Em Winterfell, Ramsay estupra Sansa em sua noite de núpcias enquanto Fedor assiste, num dos mais controversos momentos da trama. 
47 7 ""The Gift"" Miguel Sapochnik David Benioff & D. B. Weiss 24 de maio de 2015 5.40
Jon Snow inicia sua tragetória rumo às terras selvagens e sua ausência será perigosa para Sam. Sansa tenta se comunicar com Theon, mas descobre que ele ainda é leal a Ramsay. Brienne mantém sua guarda e espera por um sinal para agir. Stannis permanece obstinado rumo a Winterfell, mas a situação de seu exército fica cada vez pior diante do inverno que se aproxima. Jaime tenta se reconectar com Myrcella, que parece ter se afeiçoado muito com Dorne no período que se passou. 
48 8 ""Hardhome"" Miguel Sapochnik David Benioff & D. B. Weiss 31 de maio de 2015 7.01
Jon Snow viaja pelo norte extremo em busca do povo livre, chegando a Durolar, mas convencê-los a ir com ele não é nada fácil. Sansa confronta um antigo aliado e descobre algo importante sobre sua família. Cersei não admite sua nova situação e luta pela liberdade. Arya faz progresso durante seu treinamento em Bravos. 
49 9 ""The Dance of Dragons"" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 7 de junho de 2015 7.14
Jon Snow retorna à Muralha sob olhares de desaprovação. Quando Mace Tyrell visita o Banco de Ferro em Bravos, levando alguns guardas consigo, Arya acaba reencontrando alguém de sua lista. Stannis enfrenta muitas dificuldades esperando a nevasca diminuir, e acaba tomando a mais difícil das decisões. Daenerys assiste a um tradicional torneio na Arena de Dasnak, mas nem esta tentativa de aceitar as antigas tradições da cidade de Mereen a livra dos perigos contra seu reinado. 
50 10 ""Mother's Mercy"" David Nutter David Benioff & D. B. Weiss 14 de junho de 2015 8.11
Sam, Gilly e o bebé partem para Vilavelha para que Sam se torne um maester. A nevasca diminui e Stannis continua sua marcha. Após escapar dos perigos recentes, Daenerys é cercada de estranhos. Cersei é confrontada pelo Alto Pardal com a possibilidade de perdão. Myrcella diz a Jaime que sabe que é a sua filha, e morre de envenenamento (pelo beijo de Ellaria) pouco depois. Arya mata Meryn Trant, usando uma das máscaras do Deus de Muitas Caras. Jon Snow é ferozmente desafiado pelos guardas da Patrulha da Noite que não concordam com suas decisões recentes. 

Referências

  1. "Game of Thrones Renewed for Two More Seasons" - The Hollywood Reporter, 8 de abril de 2014
  2. 2,0 2,1 2,2 "Game of Thrones' showrunners talk season 5: 'There will be Dorne" - Inside TV, 18 de junho de 2014
  3. "Game of Thrones finds additional locations in Croatia" - Winter Is Coming, 03 de julho de 2014
  4. "Location scouting for Game of Thrones season 5 has begun" - Winter is Coming, 11 de maio de 2014
  5. "Game of Thrones scouting locations in Spain" - Winter is Coming, 21 de maio de 2014
  6. "Game of Thrones scouting palaces in Spain for season 5" - Winter is Coming, 24 de maio de 2014
  7. "'Game of Thrones' showrunners: Season 4 ‘will surpass season 3′" - Hypable, 22 de julho de 2013
  8. 8,0 8,1 8,2 8,3 8,4 8,5 8,6 8,7 8,8 8,9 "New cast members for Game of Thrones Season 5 announced!" - Winter Is Coming, 25 de julho de 2014
  9. "Game of Thrones Purple Wedding Gendry Interview - Joe Dempsie" - Youtube, 18 de maio de 2014
  10. "Trying to pass both my theory and my driving test before I go back to shoot season 5." - Maisie Williams no Twitter, 9 de junho de 2014
  11. "Game of Thrones': Kit Harington on Whether. He's Coming Back for Season 5" - ABC News, 13 de junho de 2014
  12. "However, it's not all play for "Game of Thrones" season 5 cast Peter Dinklage as he is also shooting "Pixels" (...)" Kdrama Stars, 16 de junho de 2014
  13. "Game of Thrones’ Lena Headey on Cersei Lannister’s Future and That Controversial Rape Scene" - The Daily Beast, 17 de junho de 2014
  14. "A familiar face returning to Game of Thrones for season 5?"Winter is Coming, 23 de junho de 2014
  15. Tom Wlaschiha interpretou o Homem Sem Rosto Jaqen H'ghar durante a segunda temporada de Game of Thrones. Porém, não ficou claro se ele irá interpretar o mesmo Homem Sem Rosto.
  16. "Our Liam heads Down Under with Thrones ‘exhibit’" - Herald.ie, 01 de julho de 2014
  17. 17,0 17,1 17,2 "Nathalie Emmanuel Will Be A Series Regular On 'Game Of Thrones' Season 5" - Huffington Post, 02 de julho de 2014
  18. "Game of Thrones season 5 preview: ‘Sansa is playing Littlefinger now’, says star Aiden Gillen" - News.com.au, 03 de julho de 2014
  19. "Natalie Dormer keeping herself busy between Game of Thrones seasons" - Fans Share, 08 de julho de 2014
  20. "‘Game Of Thrones’ Season 5 Cast Sophie Turner Talks Of Character Turning ‘Dark Horse;’ Sansa Stark Goes All Out For Bastille’s Oblivion" - Kdrama Stars, 23 de julho de 2014
  21. "Comic-Con: 9 Highlights From Yesterday’s TV Panels" - Vulture, 26 de julho de 2014
  22. 22,0 22,1 22,2 22,3 "Interview Roundup: Game of Thrones at San Diego Comic-Con" - Winter Is Coming, 26 de julho de 2014
  23. "Roger Aston-Griffiths to return as Mace Tyrell for season 5 of Game of Thrones" - Yahoo TV, 20 de maio de 2014
  24. "Game of Thrones Purple Wedding Reaction & Season 5 Pycelle Interview - Julian Glover" - Youtube, 29 de maio de 2014
  25. "Game of Thrones Seasons 4 & 5 Qyburn Interview - Anton Lesser" - Youtube, 05 de junho de 2014
  26. WinterIsComing.net (on Tumbrl), 20 de junho de 2014
  27. "Game of Thrones Season 4 Olyvar Interview - Will Tudor" - Youtube, 16 de julho
  28. "Game of Thrones Season 4 Hodor Interview - Kristian Nairn" - Youtube, 20 de julho de 2014
  29. "Game of Thrones Season 4 Podrick Payne Interview - Daniel Portman" - Youtube, 20 de julho de 2014
  30. "Finn Jones on the future of Loras Tyrell, and how the story will end" - Winter Is Coming, 28 de julho de 2014
  31. Spotligh: OCTAVIA SELENA ALEXANDRU
  32. Universal Artists - Ian Beattie
  33. Universal Artists - B.J. Hogg
  34. 34,0 34,1 34,2 34,3 "" - Winter Is Coming, 23 de maio de 2014
  35. 35,0 35,1 35,2 "More characters rumored being cast for season five" - Winter is Coming, 05 de junho de 2014
  36. 36,0 36,1 "David Nutter confirmed for Game of Thrones season 5" - Winter Is Coming, 03 de junho de 2014
  37. 37,0 37,1 "Michael Slovis joins the lineup of directors for Game of Thrones season 5" - Winter Is Coming, 02 de julho de 2014
  38. 38,0 38,1 38,2 38,3 38,4 38,5 "Directors for Game of Thrones Season 5 announced" - Winter Is Coming, 15 de julho de 2014
  39. "Westeros.org on Game of Thrones: Season 4 (Part 3 of 3)" - Youtube, 03 de julho de 2014
  40. "Game of Thrones": George R.R. Martin explains "Winds of Winter" Jeyne Westerling prologue presence" - Zap2it, 25 de julho de 2014
  41. 41,0 41,1 "The Game of Thrones Podcast Episode 219: Bryan Cogman Return" - Game of Owns



Nota: Esta página, ou parte dela, utiliza conteúdo da Game of Thrones Wiki. O conteúdo original está aqui em Season 5. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.