Desafio de Valdocaso

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
O rei Aerys II ordenando a execução dos membros da Casa Darklyn de Valdocaso após o fim da revolta.

O Desafio de Valdocaso foi um acontecimento marcante do reinado de Aerys II Targaryen. Ocorreu aproximadamente no ano 276 d.C.. Teve início quando o Senhor de Valdocaso recusou-se a pagar impostos, exigindo um diferente foro para a vila e alguns direitos para seus cidadãos; teve fim com a extinção de sua Casa nobre e uma severa fratura na relação entre o Rei e sua Mão, o Lorde Tywin Lannister.

Tabela de conteúdo

O Desafio

Segundo fontes semi-canônicas, o Lorde Denys Darklyn de Valdocaso, pediu ao Rei Aerys II por alguns direitos para seus cidadãos e um novo foro para sua vila. Aerys recusou, o que levou a uma escalada de acontecimentos, alguns causados pela influência da esposa do Lorde Denys, Serala, uma Senhora vinda de Myr. Os Darklyn recusaram-se a pagar mais impostos à coroa, e como Aerys já começara a se distanciar de sua Mão, decidiu lidar sozinho com o problema. Aerys foi a Valdocaso com a Guarda Real e uma pequena força, para prender e executar Lorde Denys; ao invés disso, acabou sendo preso por ele. Durante a captura, Sor Symon Hollard matou Gwayne Gaunt da Guarda Real.

Lorde Denys continuou seu desafio, mesmo quando um grande exército postou-se fora de suas muralhas, comandado por Tywin Lannister. A habilidade de Tywin agir foi paralisada quando Lorde Denys avisou que, no primeiro sinal de que a vila seria atacada, ele iria matar o Rei.

O Desafio teve fim quando Sor Barristan Selmy entrou clandestinamente no Forte Pardo, o assento da Casa Darklyn, e resgatou o Rei. Lorde Denys, sem reféns, imediatamente abriu seus portões e implorou por misericórdia. Foi decapitado, junto ao resto de sua família. Nenhum Darklyn ficou vivo. O mesmo aconteceu com a Casa Hollard, que havia apoiado os Darklyn durante o desafio, com a exceção de Sor Dontos Hollard, que era uma criança na época. Sor Barristan pediu para que sua vida fosse poupada; o Rei, que tinha sido salvo pelo cavaleiro, não pode recusar seu pedido.[1]

Consequências

Aerys nunca mais foi o mesmo. Uma severa inimizade surgiu entre a Mão e seu Rei, que acreditava que havia sido deixado para apodrecer nas masmorras do Forte Pardo. A Casa Darklyn foi destruída, e as terras e rendas de Valdocaso foram dadas à Casa Rykker. As terras da Casa Hollard foram tomadas, e seu castelo destruído.[1]

Teorias

Segundo Sor Barristan Selmy, Aerys nunca mais deixou a Fortaleza Vermelha após o Desafio de Valdocaso (a única exceção foi o Torneio em Harrenhal).[2] Leitores sabem que Aerys participou de um torneio no oeste quando Rhaegar tinha 17 anos, então pode-se deduzir logicamente que o Desafio ocorreu em 276 ou um ano depois.

Referências

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Defiance of Duskendale. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas