Casa Yronwood

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Yronwood de Paloferro
Yronwood de Paloferro.png
Brasão Um pórtico negro sobre um campo areia
Lema Nós Guardamos o Caminho
Sede Paloferro
Lorde Atual Lorde Anders Yronwood
Região Dorne
Título O Sanguerreal
Senhor de Paloferro
Protetor do Caminho de Pedra
Herdeiro Gwyneth Yronwood
Suserano Casa Martell
Fundação antes de -1000 d.C.

Casa Yronwood de Paloferro é a casa nobre mais poderosa de Dorne depois dos Martell. [1] Os Yronwood eram reis importantes antes da chegada dos Roinares; o líder da casa continua a usar o título "O Sanguerreal". Eles lutaram contra os Martell durante a Invasão Roinar e desde então as duas casas têm sido rivais pelo controle de Dorne. Eles se juntaram a Açoamargo contra os Targaryen e Martell em três das Rebeliões Blackfyre, apesar de um dos objetivos dos rebeldes fosse remover a influência dornesa da corte. [2] O castelo dos Yronwood é a última fortaleza defensora do Caminho do Espinhaço; isto é retratado em seu título de Guardião do Caminho de Pedra. [1] Seu lema é "Nós Guardamos o Caminho". [3]

Seu brasão é um pórtico negro sobre um campo cor-de-areia. [4]

A Casa Yronwood no final do terceiro século

Os Yronwood conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

Referências nos livros

As Crônicas de Gelo e Fogo

  • Quando Oberyn Martell não tinha mais de dezesseis anos, foi encontrado na cama com a amante do velho Lorde Edgar Yronwood e os dois lutaram em um duelo. Apesar de causar o primeiro sangue, Lorde Yronwood foi ferido, e morreu lentamente após a luta, originando rumores de que a lâmina da Víbora Vermelha estava envenenada. Isto fez com que Doran Martell pagasse um "preço de sangue", no qual foi obrigado a mandar seu segundo filho, Quentyn Martell, como refém do novo Senhor de Paloferro. Quentyn só foi mandado 10 anos após o incidente.
  • Quentyn Martell serviu em Paloferro como pajem e escudeiro. Ele escolheu ser armado cavaleiro pelo próprio Lorde Anders, em lugar de seu tio Oberyn Martell. [2]
  • Seguindo as instruções de Doran, Anders Yronwood reuniu e manteve um exército no Caminho do Espinhaço durante a Guerra dos Cinco Reis.
  • Sor Cletus Yronwood foi visto com Quentyn Martell, procurando por um navio.
  • Uma vez que seu filho e seu meistre estavam viajando com Quentyn para o leste, provavelmente foi confiado ao Lorde Anders Yronwood, por Doran Martell, seu suporte secreto à restauração da Casa Targaryen.
  • Lorde Anders atrasou Sor Balon Swann em Paloferro promovendo festejos em sua honra.


Referências e notas

  1. 1,0 1,1 O Festim dos Corvos, Capítulo 40, A Princesa na Torre.
  2. 2,0 2,1 O Festim dos Corvos, Capítulo 13, O Cavaleiro Maculado.
  3. The Citadel. House Mottoes
  4. The Citadel. Heraldry: Houses from Dorne



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Yronwood. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.