Casa Greyiron

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Greyiron de Montrasgo
Greyiron de Montrasgo.png
Brasão a cabeça do rei do mar, branca com cabelo e barba de alga do mar verde escuro, uma coroa negra em campo cinzento
Região Ilhas de Ferro
Título Alto Rei das Ilhas
Suserano Extinta

Casa Greyiron de Montrasgo é uma casa extinta das Ilhas de Ferro. Os Greyiron foram os Altos Reis das Ilhas de Ferro por milhares de anos.[1]

De acordo com fontes semi-oficiais, seu brasão ostenta a cabeça do rei dos mares, branco com barba e cabelos de alga do mar verde escuro, e uma coroa negra num campo cinzento.

História

Por séculos, os Altos Reis das Ilhas foram escolhidos entre os lordes e capitães das Ilhas de Ferro em uma Assembleia de Homens Livres. Cinco mil anos antes da Guerra dos Cinco Reis, Urron Greyiron apareceu com seus guerreiros com machado por entre a assembleia dos nascidos no ferro nos Ossos de Nagga, matando todos os oponentes e proclamando-se rei.

Ele também tornou a posição hereditária, então com sua morte a Cadeira de Pedra do Mar passou para seu herdeiro ao invés deste ter sido escolhido em Assembleia. Seus descendentes governaram durante mil anos até que foram extintos pelos Ândalos que vieram às Ilhas de Ferro. Numa Assembléia de Homens Livres, a primeira em mil anos, a Casa Hoare foi escolhida para governar as Ilhas de Ferro como os novos reis. Eles mantiveram a hereditariedade do título.

Membros conhecidos da Casa Greyiron

  • Urras Greyiron, o primeiro monarca absoluto das Ilhas de Ferro desde o Rei Cinzento.
  • Urragon III Greyiron, conhecido como "O Careca".
  • Torgon o Último, que governou durante a Era dos Heróis. Quando seu pai morreu, Torgon estava fora atacando pelo Vago. Seus irmãos não mandaram notícias sobre a assembleia, com esperanças que um deles seria escolhido. Entretanto Urragon Goodbrother foi escolhido e depois matou todos os irmãos de Torgon. Quando Torgon retornou clamou que a assembleia teria sido contras as leis e se revoltou contra Urragon, com a ajuda dos clérigos, lordes e os próprios capitães de Urragon. Torgon reinou por quarenta anos.
  • Urron Mãos Vermelhas, que ganhou o trono por ter matado todos os pretendentes na assembleia.
  • Rognar II Greyiron, o último rei de sua Casa.

Referências

  1. O Mundo de Gelo e Fogo, The Iron Islands: Driftwood Crowns.