Casa Dayne

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Dayne de Tombastela
Dayne de Tombastela.png
Brasão uma espada através de uma estrela cadente, prateadas, em campo lavanda
Lema A Espada da Manhã
Sede Tombastela
Lorde Atual Edric Dayne
Região Dorne
Título Senhor de Tombastela
Suserano Casa Martell
Ramificação Casa Dayne de Alto Ermitério
Arma Ancestral Alvorada

Casa Dayne de Tombastela é uma casa nobre dornesa juramentada à Casa Martell. A Espada da Manhã é um título dado ao cavaleiro Dayne que é considerado merecedor de empunhar a espada Alvorada, uma espada supostamente criada do núcleo de uma estrela caída. Seu símbolo é uma espada e uma estrela cadente, prateada, em um campo lavanda.[1] Um ramo militar da Casa Dayne são os Dayne de Alto Ermitério. Suas características são atípicas entre os dorneses, se assemelhando mais aos habitantes do restante dos Sete Reinos em aparência, costumes e tradições. Ao contrário do resto dos roinares, têm a pele pálida, com cabelo variando de castanho escuro à loiro pálido e possuem olhos violetas.

Tabela de conteúdo

História

Casa Dayne tem governado Tombastela por século, tomando parte de diversas batalhas entre Dorne e a Campina. Em particular, têm matado Oakheart por centenas de anos.

A lealdade da Casa Dayne à Casa Targaryen durante a Guerra do Usurpador causou a morte de alguns de seus membros mais famosos. O atual Senhor de Tombastela, Edric Dayne, é sobrinho do melhor guerreiro da Guarda Real de Aerys II, Sor Arthur Dayne, o Espada da Manhã, e suas irmãs, a bela Senhora Ashara e a Senhora Allyria, pelo seu irmão mais velho. Sor Arthur morreu na Torre da Alegria, assassinado por Lorde Eddard Stark e Lorde Howland Reed. Senhora Ashara serviu como dama-de-companhia da Princesa Elia Martell por alguns anos quando ela retornou à Tombastela por razões desconhecidas. Quando recebeu Alvorada e a notícia da morte de seu irmão por Lorde Eddard, ela jogou-se no Mar de Verão. Seu corpo nunca foi resgatado.

Lorde Edric foi mandado como escudeiro ao Lorde Beric Dondarrion após o casamento do Senhor de Portonegro com sua tia Allyria.

A Casa Dayne no final do terceiro século

Os Dayne conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

 
 
 
 
 
 
Dayne
desonhecido
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dayne
desconhecido
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dayne
desconhecido
 
{Ashara}
 
 
{Arthur}
 
Allyria
 
 
Gerold
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Edric
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Referências nos livros

Os contos de Dunk & Egg

As Crônicas de Gelo e Fogo

  • Na viagem à Rochedo Casterly para o arranjo de seus casamentos, Príncipe Oberyn Martell e Elia Martell visitaram Tombastela.
  • Sor Arthur liderou a Guarda Real durante a campanha contra a Irmandade da Mata de Rei. Ele imperou sobre os habitantes da floresta e expulsou os bandidos. Durante o clímax da batalha, ele matou o psicótico Cavaleiro Sorridente em um duelo. Após isso, armou Jaime Lannister cavaleiro.
  • Sor Arthur quebrou vinte lanças contra seu amigo Príncipe Rhaegar Targaryen em um torneio em Ponta Tempestade.
  • Senhora Ashara era uma das damas-de-companhia de Elia Martell, e veio com ela ao Torneio de Harrenhal. Ali ela dançou com um membro da Guarda Real, Lorde Jon Connington e Eddard Stark. Na justa, Sor Arthur perdeu para o Príncipe Rhaegar, o eventual campeão. Sor Barristan Selmy também apaixonou-se pela Senhora Ashara, e planejava nomeá-la Rainha do Amor e da Beleza caso vencesse o torneio. Ele considera sua derrota para o Príncipe Rhaegar (e a guerra, resultado das próximas ações do príncipe) como sua maior falha.
  • Eddard recorda que Arthur Dayne foi o melhor cavaleiro que ele já viu. Jaime Lannister e Barristan Selmy yambém recordam-no com o mais alto respeito.
  • De acordo com a Senhora Allyria, a Senhora Ashara amou Eddard Stark. Muitos acreditam que sua servidora Wylla é a verdadeira mãe do filho bastardo de Eddard, Jon Snow.
  • Lorde Edric acompanha Beric Dondarrion em sua missão para trazer Gregor Clegane à justiça. Quando seu bando é desbaratado, Lorde Beric é morto. Edric defende o corpo, permitindo que fosse recuperado (e mais tarde acidentalmente revivido) por Thoros de Myr. Edric acompanha seus companheiros sobreviventes, constituíndo a Irmandade Sem Bandeiras, uma companhia fora da lei dedicada à proteger a população das Terras Fluviais da crueldade da guerra.
  • Edric fala com Arya Stark durante seu tempo com a Irmandade.
  • Após Coração de Pedra tomar o comando da Irmandade e Beric morrer sua morte final, Edric e outros companheiros deixam a Irmandade. Seu destino é desconhecido.

Referências

  1. The Citadel. Heraldry: Houses from Dorne
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas