Casa Bolton

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Bolton de Forte do Pavor
Bolton.png
Brasão Um homem esfolado sobre um fundo rosa, com gotas de sangue caindo [1]
Lema Nossas Lâminas são Afiadas
Sede Forte do Pavor
Lorde Atual Roose Bolton
Região Norte
Título Senhor de Forte do Pavor
Protetor do Norte
Herdeiro Ramsay Bolton
Suserano Casa Baratheon de Porto Real

A Casa Bolton descende dos Primeiros Homens e remonta à Era dos Heróis. Seu brasão é um homem esfolado, em vermelho sobre um fundo rosa. Sua sede é o Castelo Forte do Pavor e eles são um dos mais poderosos senhores do Norte. Os Boltons são conhecidos por esfolarem seus inimigos.

O lema da Casa é "Nossas lâminas são afiadas", enquanto que seu ditado comum é "Um homem esfolado não guarda segredos".

História

Os Boltons pertencem a uma casa antiga e poderosa do Norte que por muitos séculos foi rival do Rei do Norte, os Stark de Winterfell. Os Boltons tiveram alguns sucessos contra os Starks, esfolando as peles de diversos senhores Stark e pendurando-as em sua fortaleza, o Forte do Pavor. Segundo rumores, alguns senhores Bolton usavam as peles de seus inimigos esfolados - incluindo a pele dos Starks - como manto. Esta prática deu aos Boltons uma sinistra reputação, e acredita-se que o lendário Rei da Noite era um Bolton.

Cerca de mil anos antes da Conquista, os Boltons juraram lealdade aos reis do Norte e decidiram abandonar suas práticas de esfolação dos seus inimigos. No entanto, 300 anos depois, os Bolton iniciaram uma rebelião contra os Starks. As forças Stark sitiaram o Forte do Pavor por quatro anos, até que os Boltons finalmente se rendessem e se curvassem perante os Starks. Por muitos séculos, os Boltons permaneceram leais aos Starks, apesar dos rumores persistentes de que eles continuavam esfolando seus prisioneiros em segredo, e de que mantinham uma câmara escondida no Forte do Pavor para exibir as peles de seus inimigos.

O Senhor do Forte do Pavor durante "As Crônicas de Gelo e Fogo" é Roose Bolton. Quando seu senhor Eddard Stark chamou as forças do Norte para lutar na Rebelião de Robert, Lorde Roose junto seu exército e lutou na Batalha do Tridente. Depois disso, ele sugeriu que Robert Baratheon devesse cortar a garganta de Sor Barristan Selmy, lendário cavaleiro da Guarda Real, mas Lorde Robert decidiu mandá-lo para ser cuidado por seus meistres.

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Após a prisão de Eddard Stark em Porto Real, Lorde Roose responde ao chamado de Robb Stark, reunindo seu exército. Em Winterfell, ele e Robett Glover exigem o comando de todo o exército. Quando os nortenhos se dividem nas Gêmeas, Bolton alcança seu desejo, comandando um exército de infantaria para atacar Lorde Tywin Lannister. Marchando, Roose espera pegar Tywin de surpresa, mas é forçado a recuar na Batalha do Ramo Verde. Juntando seu exército, ele começa a atacar a guarnição dos Lannisters.

A Fúria dos Reis

Seguindo as ordens de Sor Edmure Tully, Roose e Sor Helman Tallhart marcham sobre Harrenhal. Bolton se apodera da fortaleza, fazendo um acordo com os Bravos Companheiros, sendo auxiliado por Arya Stark e Jaqen H'ghar. Em Harrenhal, Roose faz de Arya sua copeira, sem descobrir sua verdadeira identidade. Enquanto isso, Ramsay Snow, o filho bastardo de Roose se casa e mata Donella Hornwood, tomando as terras de Hornwood para si. Depois disso, ele lidera os homens de Forte do Pavor contra os nortenhos, derrotando as forças de Sor Rodrik Cassel, incendiando Winterfell e capturando ou assassinando todos os seus moradores.

A Tormenta de Espadas

Cativos sendo levados para o Forte do Pavor por soldados Boltons, desenhado por Tomasz Jedruszek ©.

Depois de saber que os Greyjoy tinham tomado grande parte do Norte e da vitória dos Lannister e Tyrell na Batalha da Água Negra, Lorde Bolton conclui que a causa do Rei Robb está perdido, e se alia em segredo aos Lannisters. Ele faz com que uma parte considerável da cavalaria de Robb seja destruída na Batalha de Valdocaso e atrasa sua partida de Harrenhal, movimento calculado que permitiu que Sor Gregor Clegane atacasse sua retaguarda e massacrasse diversos homens fiéis a Robb, na Batalha do Vau Rubi. Quando Sor Jaime Lannister é capturado pelos Bravos Companheiros, Roose permite que ele volte para Porto Real, se ele concordar em colocar toda a culpa pela perda de sua mão nos Bravos Companheiros. Roose envia seu capitão Walton Pernas d'Aço com 200 homens para garantir a segurança de Jaime.

No mesmo dia em que Jaime deixa Harrenhal, Roose parte para assistir ao casamento de Edmure Tully nas Gêmeas, onde sua traição culmina no assassinato do seu próprio rei. A Casa Bolton usurpa a Casa Stark, com Roose sendo nomeado o Protetor do Norte. Enquanto isso, Ramsay Snow se torna Ramsay Bolton por um decreto do Rei Tommen Baratheon. Entretanto, Ramsay se diverte com a tortura de seu prisioneiro, Theon Greyjoy.

A Dança dos Dragões

A autoridade dos Boltons é contestada por Stannis Baratheon e por vários senhores do norte, e é invejada por quase todos os outros. Os mais fortes apoiadores de Lorde Roose são seus parentes da Casa Dustin e Casa Ryswell.

Roose marcha das Gêmeas para o Norte, com seu exército aumentado pelo reforço de 2.000 Freys. Sua passagem é garantida graças aos esforços de Theon Greyjoy, controlado por Ramsay: ele consegue convencer os homens de ferro em Fosse Cailin a se renderem. No Norte, Roose aconselha Ramsay a se comportar de maneira mais discreta, e arranja o casamento do filho bastardo com "Arya Stark", que na verdade é Jeyne Poole, a fim de garantir a legitimidade da dinastia.

Os exércitos dos Boltons e Freys aguardam o ataque do Rei Stannis a Winterfell. Enquanto espera, Roose tem que lidar com altas tensões entre as diferentes facções, especialmente entre os Freys e Lorde Wyman Manderly. Theon consegue escapar com Jeyne Poole, para o grande desgosto de Ramsay. De acordo com uma carta supostamente enviada por Ramsay para Jon Snow, os Boltons esmagaram o exército de Stannis.

A Casa Bolton no final do século III

Os Boltons conhecidos durante os eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

  • Lorde Roose Bolton, Senhor do Forte do Pavor e Protetor do Norte, chamado de "Lorde Sanguessuga".
    • Senhora {Bethany Ryswell}, sua segunda esposa, falecida.
    • Ramsay Bolton, nascido Ramsay Snow e chamado de "O Bastardo de Forte do Pavor", seu filho natural e herdeiro. Auto-denominado Senhor de Hornwood e Senhor de Winterfell.
      • {Donella Hornwood}, a primeira esposa de Ramsay. Morta depois de ser presa sem comida.
      • "Arya Stark", na verdade Jeyne Poole, a segunda esposa de Ramsay. Atualmente sob a custódia de Stannis Baratheon.
    • Senhora Walda Frey, a nova esposa de Lorde Roose, chamado "Walda Gorda Frey".


 
 
 
{Bethany
Bolton}
 
Roose
 
Walda Frey
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Domeric}
 
Ramsay
 
"Arya Stark"
 


Referências e notas

  1. [1] The Citadel: Heráldica