Casa Baratheon

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Baratheon de Ponta Tempestade
Baratheon Ponta Tempestade.png
Brasão Um veado coroado num fundo dourado
Lema Nossa é a Fúria
Sede Ponta Tempestade
Lorde Atual Rei Tommen I
Rei Stannis I
(Em disputa)
Região As Terras da Tempestade
Título Senhor de Ponta Tempestade
Herdeiro Princesa Myrcella Baratheon
Princesa Shireen Baratheon
(Em disputa)
Suserano Casa Baratheon de Porto Real
Ramificação Casa Baratheon de Porto Real
Casa Baratheon de Pedra do Dragão
Casa Bolling (Possivelmente)
Casa Wensington (Possivelmente)
Fundador Orys Baratheon
Fundação 9000 ou 300 anos atrás

A Casa Baratheon de Ponta Tempestade, é uma das Grande Casas de Westeros e é a principal casa das Terras da Tempestade. Sua sede é em Ponta Tempestade, um castelo antigo construído pelos Reis da Tempestade. Seu brasão é um veado coroado negro num fundo dourado.[1] Os membros da família tendem a ser grandes, com cabelo preto e olhos azuis. Eles são conhecidos por seus temperamentos vivos. Seu lema é Nossa é a Fúria.

História

Baratheon é a mais nova das casas principais originais, tendo sua descendência desde Orys Baratheon, um dos generais mais importantes de Aegon I, e rumores diziam que fosse seu irmão bastardo. Pela linha feminina, os Baratheon descendem dos Reis da Tempestade, pois Orys matou Argilac Durrandon, o Arrogante, o último dos Reis da Tempestade, e casou com sua filha Argella. Orys adotou o símbolo e o lema da linha ancenstral de sua esposa.[2] A linhagem dos Reis da Tempestade data de antes da Era dos Heróis quando seu reino foi fundado pelo Rei Durran Desgosto-Divino, um herói lendário.

Durante a Rebelião Blackfyre, os Baratheon permaneceram leis à dinastia Targaryen, proporcionando grande parte da força comandada pelo Príncipe Baelor Quebra Lanças na decisiva Batalha do Campo do Capim Vermelho. Princesa Rhaelle Targaryen, filha de Aegon V, casou-se com um Baratheon e assim nasceu Lorde Steffon Baratheon, continuando os laços estreitos entre o dragão e o veado.

A rebelião que usurpou os Targaryen do Trono de Ferro, no entanto, foi iniciada em nome do filho de Steffon, Lorde Robert Baratheon e seu irmão de criação, Eddard Stark. Os Baratheon e seus vassalos foram fundamentais para o conflito, junto com Casas Arryn, Stark e Tully, e, eventualmente, a Casa Lannister. A Batalha de Solarestival e o Cerco de Ponta Tempestade foram os principais eventos nas Terras da Tempestade. Após a guerra, a Casa gerou dois ramos menores: um sentado no Trono de Ferro sob o Rei Robert, e outro na Ilha de Pedra do Dragão encabeçada por Lorde Stannis. Durante a Rebelião Greyjoy contra o governo de Robert, a frota combinada dos Baratheon derrotou a Frota de Ferro, na Batalha de Ilha Bela, comandada pelo Mestre dos Navios, Stannis. Ele depois subjugou Grande Wyk, em nome de seu irmão, supostamente comandando exércitos dos senhores da tempestade para fazê-lo.

Eventos recentes

Com Robert e Stannis segurando seus próprios títulos, o jovem Renly Baratheon se tornou Senhor de Ponta Tempestade. Algum tempo depois de ele conseguir a maioridade, ele foi nomeado para pequeno conselho de Robert como Mestre das Leis. Como Robert I estava morrendo de um ataque de javali, Renly pediu Eddard Stark, a Mão do Rei, para apoiá-lo em uma complô para ocupar o trono após a morte do rei. Lorde Stark se recusou, mesmo dizendo que se as crianças de Cersei eram bastardas nascidas do incesto. Eddard achava que o trono deveria passar para Stannis quando Robert falecesse. Renly se irrita e fuge de Porto Real.

Apesar da melhor pretensão de Stannis, Renly foi capaz de reunir as Terras da Tempestade para a sua causa, bem como a Casa Tyrell, logo no início da Guerra dos Cinco Reis. Quando o Rei Renly foi morto sob os muros de Ponta Tempestade, a maioria das casas juramentadas a Ponta Tempestade foram primeiro até Stannis, em seguida. Os Tyrells da Campina, contudo, se bandearam para o lado do Trono de Ferro. Após a Batalha da Água Negra, a maioria dos senhores da Tempestade desertam Stannis também. Após a morte de Joffrey I, o atual chefe da casa é o Rei no Trono de Ferro, Tommen I - título disputado com o Rei Stannis. Após a queda de Pedra do Dragão, a guarnição atual em Ponta Tempestade é a última força no sul de Stannis.

Stannis parte com 1 500 soldados (tudo que lhe restou) para o Norte. Ele auxilia a Patrulha da Noite a derrotar os selvagens na Muralha e depois inicia sua marcha para Winterfell.

A Casa Baratheon no final do terceiro século

Os Baratheon conhecidos durante o tempo decorrido em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

  • Rei {Robert I}, Rei de Westeros. Trucidado por um javali.

Genealogia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lyonel
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ormund
 
Rhaelle
Targaryen
 
uma filha
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Steffon
 
Cassana
Estermont
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Várias
mulheres
 
Robert I
 
Cersei
Lannister
 
Renly I
 
Margaery
Tyrell
 
Stannis I
 
Selyse
Florent
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Joffrey I
 
Margaery
Tyrell
 
Tommen I
 
Myrcella
 
 
 
Shireen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mya
Stone
 
Bella
 
Gendry
 
Edric
Storm
 
Barra
 
gêmeos
desconhecidos
 
9 outros

Casa

  • Sor {Cortnay Penrose}, castelão de Ponta Tempestade. Morto por uma sombra assassina de Melisandre.
  • Sor Colen de Lagoas Verdes, um cavaleiro juramentado a Casa Baratheon.
  • Brella, que dirigia a casa de Lorde Renly em Porto Real. Mais tarde serviu Tyrion Lannister.

Membros Históricos

  • Gowen Baratheon, o terceiro filho de um ex-senhor de Ponta Tempestade. Ele foi o último Baratheon se casar com um membro da Casa Lannister, Tya, até Robert, que se casou com Cersei.

Referências nos Livros

Dunk & Egg

As Crônicas de Gelo e Fogo

  • Príncipe Rhaegar Targaryen derrotou Lorde Steffon Baratheon num torneio em Ponta Tempestade.
  • Renly foi ao norte encontrar com Rei Robert na sua viagem de volta depois de nomear Eddard Stark como Mão do Rei.
  • Renly montou no Torneio da Mão, se saindo bem antes de perder para Sandor Clegane.
  • Enquanto servia na corte como Mestre das Leis, Renly manteve 30 homens-de-armas como sua guarda pessoal. Depois de Eddard Stark se recusar a apoiar sua candidatura para o poder após a morte de Robert, eles fugiram com Renly para sul, fora da capital.
  • Edric Storm foi contrabandeado para fora de Pedra do Dragão por Lorde Davos Seaworth para prevenir que fosse queimado vivo por Melisandre.

Casas Juramentadas à Ponta Tempestade

Referências


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Baratheon. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.