Aeron Greyjoy

De Game Of Thrones BR wiki
(Redirecionado de Cabelo-Molhado)
Ir para: navegação, pesquisa
Greyjoy.png
Aeron Greyjoy
Greyjoy.png
Aeron Greyjoy Amoka.jpg
Aeron Greyjoy by Amoka©
Lealdade Casa Greyjoy
Deus Afogado
Cultura Homens de ferro
Nascimento Em Pyke
Aparece
PDV
Mencionado

Aeron Greyjoy é o irmão caçula de Balon Greyjoy. Como resultado de sua experiência de quase-morte durante a Rebelião Greyjoy, tornou-se sacerdote do Deus Afogado, conhecido dali em diante pelo novo apelido, Cabelo-Molhado. Aeron é alto e magro, com olhos negros ferozes e nariz pontudo. Veste-se de robes de tecido grosseiro tingidos do verde, cinza e azul do Deus Afogado. Nunca corta o cabelo, que lhe cai até a cintura, incrustado de algas marinhas. Carrega um cantil cheio de água do mar, que ele usa para abençoar aqueles que desejam. A transformação de Aeron tornou-o mais devoto do Deus dos Salões Submarinos. Tornou-se um homem sério e obstinado, que vê cada mínima respiração como um presente, desperdiçado se não for usado para louvar as virtudes do Deus Afogado.

História

AeronH.jpg

Nasceu como o mais novo dos irmãos Greyjoy, filho do lorde Quellon. Aos dezesseis, chamava-se de homem, mas era apenas um bêbado lascivo. Bebia muito, gabando-se de que nenhum homem podia mijar mais longe do que ele. Certa vez, apostou seu navio contra um rebanho de cabras que podia apagar uma fogueira só urinando nela. Durante a rebelião do irmão Balon, Aeron juntou-se aos irmãos Euron e Victarion para saquear a costa. Aeron quase se afogou quando seu navio naufragou na costa da Ilha Leal, quando a frota dos homens de ferro caiu numa emboscada armada pelo então Mestre dos Navios, Stannis Baratheon. Inicialmente, pensou-se que Aeron estava perdido no mar, mas foi arrastado à costa e encontrado por pescadores locais, que o levaram acorrentado a Lannisporto. Passou o resto da Rebelião prisioneiro dos Lannister, mas foi posteriormente devolvido às Ilhas de Ferro. Voltou um homem transformado. Devido à sua experiência de quase-morte, passou por um despertar espiritual, e começou a se dedicar ao culto ao Deus Afogado. Tornou-se duro, mal-humorado e devoto, um eremita das praias, espalhando a palavra de seu deus, passando a ser conhecido pelo apelido Cabelo-Molhado. Outros devotos, companheiros chamados Homens Afogados, passam a seguir seu comando, uma vez que Aeron é muito respeitado pelos homens de ferro em geral.

Aeron tem medo de seu irmão Euron por razões ainda não muito claras. Acredita-se que ele foi sexualmente abusado na infância e tem lembranças e pesadelos recorrentes com uma porta cujas dobradiças rangem, que ele associa a Euron. Ainda é afligido pela culpa pela morte do irmão Urrigon, que morreu devido à infecção de uma ferida ocorrida enquanto ele e Aeron praticavam a Dança dos Dedos, um jogo de malabares com machados, tradicional nas Ilhas de Ferro.

Eventos Recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Fúria dos Reis

No início da Guerra dos Cinco Reis, Aeron é enviado para trazer o sobrinho Theon ao seu pai em Pyke quando este é despachado por Robb Stark para propor uma aliança. Quando Balon recusa a aliança e lança sua própria ofensiva contra o Norte, Aeron é designado para acompanhar Theon no saque da Costa Pedregosa, uma distração. Os homens de ferro tomam Benfred Tallhart como prisioneiro. Quando Tallhart não responde as perguntas que Aeron e Theon o fazem, Cabelo-Molhado exige que este seja afogado. Após o primeiro saque, Theon decide tomar Winterfell. Aeron, por sua vez, prefere continuar saqueando.

O Festim dos Corvos

AeronF.jpg

Após o fim do saque, Aeron retorna aos seus deveres de sacerdote até descobrir que Balon fora morto e que o irmão Euron reclamou a Cadeira de Pedra do Mar. Temendo que Euron arruinasse os homens de ferro, Aeron usa sua influência como profeta do Deus Afogado para convocar uma Assembleia de Homens Livres a fim de eleger um substituto para Balon. Ele esperava que o outro irmão, Victarion, fosse coroado, pois sabia que ele iria manter os modos tradicionais e conservadores de Balon em seu reinado. Seus planos dão errado, entretanto, e Euron conquista o trono. Aeron anuncia que planeja mobilizar o povo contra o novo rei “sem deus” e desaparece no dia seguinte. Seu destino é desconhecido.

A Dança dos Dragões

AeronD.jpg

Asha Greyjoy conta a Tristifer Botley que ninguém mais viu Aeron Cabelo-Molhado depois da Assembleia de Homens Livres, mas os Homens Afogados dizem que ele está escondido na Grande Wyk e que em breve surgirá para clamar pela fúria do Deus Afogado sobre Olho de Corvo e seus agentes. Erik Ironmaker, marido de Asha, também está a procura de Aeron, e persegue os Homens Afogados. Tristifer diz a Asha que acredita que Cabelo-Molhado está morto, que Euron cortou-lhe a garganta e que a busca de Ironmaker é só para fazer os homens de ferro acreditarem que o sacerdote escapou.