Batalha do Bosque dos Murmúrios

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha do
Bosque dos Murmúrios
Chris Rahn The Battle of the Whispering WoodII.png
Sor Jaime Lannister sendo capturado pelos nortenhos durante a luta.
Conflito Guerra dos Cinco Reis
Data 298 d.C.
Local Arredores de Correrrio
Resultado Vitória Stark
Combatentes
Casa Lannister Casa Stark
Casas das Terras Fluviais
*Casa Frey
*Casa Mallister
Comandantes
Sor Jaime Lannister Robb Stark
Sor Brynden Tully
Forças
Algumas centenas Cerca de cinco mil
Baixas
desconhecidas
captura de Jaime Lannister
desconhecidas
Eddard Karstark+
Torrhen Karstark+
Daryn Hornwood+

A Batalha do Bosque dos Murmúrios foi um importante confronto da Guerra dos Cinco Reis. Libertou Correrrio enquanto destroçava um dos exércitos Lannister nas Terras Fluviais, e resultou na captura de Sor Jaime Lannister. [1]

Tabela de conteúdo

Prelúdio

Sor Jaime Lannister estava extremamente confiante por suas vitórias fáceis nas Terras Fluviais. Ele destruiu as forças dos Senhores dos Rios no Dente Dourado e em Correrrio, capturando o herdeiro do Tridente, Sor Edmure Tully, e muitos de seus cavaleiros, formando um cerco na capital da região. As tropas de seu pai, Lorde Tywin, guardava a travessia a leste. Recentemente, Jaime havia liderado grandes ataques às forças dispersas dos Lordes das Terras Fluviais.

Sem que os Lannister tivessem notícia, Robb Stark havia forjado uma aliança com a Casa Frey, assegurando a travessia do Tridente pelas Gêmeas. Acrescidas de soldados dos Frey e dos Mallister vindos de Guardamar, o exército de Robb se dirigiu a Correrrio, numa tentativa de encurralar as forças de Sor Jaime e libertar o castelo. Robb conseguiu manter sua marcha em segredo, graças aos esforços de seu tio-avô Sor Brynden Tully e de seus batedores, que conseguiram abater todos os corvos de seus inimigos, e quaisquer batedores dos acampamentos.

Batalha

Desde que o seu pai havia sido derrotado por Jaime na Batalha do Dente Dourado, Sor Marq Piper atacava os comboios de suprimentos Lannister com cem homens, [2] e juntou-se a Robb conforme o exército nortenho se aproximava. Numa tentativa de tirar Jaime de seu acampamento, Robb enviou uma pequena força de algumas centenas de homens carregando cores Tully para atraí-lo. Jaime, que também comandava um contingente de algumas centenas, enviou batedores, onde os batedores experientes liderados por Sor Peixe Negro os mataram. Ao invés de retornar após tê-los perdido, Jaime atacou os primeiros inimigos que encontrou, entrando no Bosque direto na armadilha que Robb Stark havia traçado. Quando Jaime apareceu, os batedores recuaram ao ponto onde o resto das forças Stark aguardavam.

As forças da Senhora Mormont soaram berrantes para dar que a emboscada tinha dado certo. Os Lordes Grande Jon Umber, Rickard Karstark e Jason Mallister, e Sor Stevron Frey, tiveram papéis de comando. O resultado da batalha foi um completo sucesso para as casas Stark e Tully. Quando Sor Jaime viu que a batalha estava perdida, ele reuniu seus homens e tentou cortar caminho até Robb Stark, para matá-lo em um combate individual. Ele foi impedido, mas não antes de matar Daryn Hornwood, Eddard e Torrhen Karstark da guarda pessoal de Robb.

Jaime foi capturado junto a uma dúzia de vassalos, incluindo os Lordes Gawen Westerling, Quenten Banefort e Regenard Estren, os Sores Garth Greenfield e Tytos Brax, Mallor, o Dornês, Willem Lannister, e os primos Lannister Sor Cleos e Tion Frey. [1]

Segundo Theon Greyjoy, para cada nortenho morto nesta batalha, cerca de dez soldados Lannister pereceram.[1]

Consequências

A captura do Regicida deixou sem líder o exército do Oeste que cercava a fortaleza Tully, o que levou a sua desintegração na Batalha dos Acampamentos. Tendo Sor Jaime como refém deu aos Stark poder de barganha, permitindo-os trocar reféns com os Lannister, ou mesmo negociar termos de paz. As mortes dos Karstark Eddard e Torrhen plantaram um desejo de vingança no coração de seu pai, Lorde Rickard.

Com sua vitória assegurada, Robb reagrupou suas tropas e liderou um ataque aos homens ocidentais que ainda não suspeitavam da derrota de Jaime.

Referências


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Battle of the Whispering Wood. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas