Batalha do Bosque dos Murmúrios

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha do
Bosque dos Murmúrios
Chris Rahn The Battle of the Whispering WoodII.png
Sor Jaime Lannister sendo capturado pelos nortenhos durante a luta.
Conflito Guerra dos Cinco Reis
Data 298 d.C.
Local Arredores de Correrrio
Resultado Vitória Stark
Beligerantes
Casa Lannister Casa Stark
Casas das Terras Fluviais
*Casa Frey
*Casa Mallister
Comandantes
Sor Jaime Lannister Robb Stark
Sor Brynden Tully
Forças
Algumas centenas Cerca de cinco mil
Baixas
desconhecidas
captura de Jaime Lannister
desconhecidas
Eddard Karstark+
Torrhen Karstark+
Daryn Hornwood+

A Batalha do Bosque dos Murmúrios foi um importante confronto da Guerra dos Cinco Reis. Libertou Correrrio enquanto destroçava um dos exércitos Lannister nas Terras Fluviais, e resultou na captura de Sor Jaime Lannister. [1]

Tabela de conteúdo

Prelúdio

Sor Jaime Lannister estava extremamente confiante por suas vitórias fáceis nas Terras Fluviais. Ele destruiu as forças dos Senhores dos Rios no Dente Dourado e em Correrrio, capturando o herdeiro do Tridente, Sor Edmure Tully, e muitos de seus cavaleiros, formando um cerco na capital da região. As tropas de seu pai, Lorde Tywin, guardava a travessia a leste. Recentemente, Jaime havia liderado grandes ataques às forças dispersas dos Lordes das Terras Fluviais.

Sem que os Lannister tivessem notícia, Robb Stark havia forjado uma aliança com a Casa Frey, assegurando a travessia do Tridente pelas Gêmeas. Acrescidas de soldados dos Frey e dos Mallister vindos de Guardamar, o exército de Robb se dirigiu a Correrrio, numa tentativa de encurralar as forças de Sor Jaime e libertar o castelo. Robb conseguiu manter sua marcha em segredo, graças aos esforços de seu tio-avô Sor Brynden Tully e de seus batedores, que conseguiram abater todos os corvos de seus inimigos, e quaisquer batedores dos acampamentos.

Batalha

Desde que o seu pai havia sido derrotado por Jaime na Batalha do Dente Dourado, Sor Marq Piper atacava os comboios de suprimentos Lannister com cem homens, [2] e juntou-se a Robb conforme o exército nortenho se aproximava. Numa tentativa de tirar Jaime de seu acampamento, Robb enviou uma pequena força de algumas centenas de homens carregando cores Tully para atraí-lo. Jaime, que também comandava um contingente de algumas centenas, enviou batedores, mas os experientes homens liderados por Sor Peixe Negro os matam. Ao invés de retornar após este revés, Jaime pessoalmente liderou o ataque os primeiros inimigos que encontrou, entrando no Bosque direto na armadilha que Robb Stark havia traçado. Quando Jaime apareceu, os batedores recuaram ao ponto onde o resto das forças Stark aguardavam.

As forças da Senhora Mormont soaram berrantes para dar que a emboscada tinha dado certo. Os Lordes Grande Jon Umber, Rickard Karstark e Jason Mallister, e Sor Stevron Frey, tiveram papéis de comando. O resultado da batalha foi um completo sucesso para as casas Stark e Tully. Quando Sor Jaime viu que a batalha estava perdida, ele reuniu seus homens e tentou cortar caminho até Robb Stark, para matá-lo em um combate individual. Ele foi impedido, mas não antes de matar Daryn Hornwood, Eddard e Torrhen Karstark da guarda pessoal de Robb.

Jaime foi capturado junto a uma dúzia de vassalos, incluindo os Lordes Gawen Westerling, Quenten Banefort e Regenard Estren, os Sores Garth Greenfield e Tytos Brax, Mallor, o Dornês, Willem Lannister, e os primos Lannister Sor Cleos e Tion Frey. [1]

Segundo Theon Greyjoy, para cada nortenho morto nesta batalha, cerca de dez soldados Lannister pereceram.[1]

Consequências

A captura do Regicida deixou sem líder o exército do Oeste que cercava a fortaleza Tully, o que levou a sua desintegração na Batalha dos Acampamentos. Tendo Sor Jaime como refém deu aos Stark poder de barganha, permitindo-os trocar reféns com os Lannister, ou mesmo negociar termos de paz. As mortes dos Karstark Eddard e Torrhen plantaram um desejo de vingança no coração de seu pai, Lorde Rickard.

Com sua vitória assegurada, Robb reagrupou suas tropas e liderou um ataque aos homens ocidentais que ainda não suspeitavam da derrota de Jaime.

Referências


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Battle of the Whispering Wood. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas