Casa Arryn

De Game Of Thrones BR wiki
(Redirecionado de Arryn)
Ir para: navegação, pesquisa
Casa Arryn do Ninho da Águia
Casa Arryn do Ninho da Águia.png
Brasão uma águia e o quarto crescente, brancos, sobre um campo azul-celeste
Lema Tão Alto Como a Honra
Sede Ninho da Águia
Lorde Atual Robert Arryn
Região Vale
Título Protetor do Leste
Senhor do Ninho da Águia
Defensor do Vale
Herdeiro Harrold Hardyng
Suserano Casa Baratheon de Porto Real
Ramificação Casa Arryn de Vila Gaivota
Fundador Sor Artys Arryn
Fundação Invasão Ândala

Casa Arryn do Ninho da Águia é uma das Grandes Casas de Westeros, e a principal casa nobre do Vale. Sua sede principal é o Ninho da Águia, mas possuem outras moradas, incluindo o castelo de inverno nos Portões da Lua. Ambas as fortificações se situam na Lança do Gigante, a montanha mais alta do Vale, e o Ninho da Águia é considerado inexpugnável. Seu símbolo é um falcão e um quarto crescente, brancos em um campo azul-celeste, e suas palavras são "Tão Alto Como a Honra". [1] Sua linhagem data dos velhos Ândalos que invadiram Westeros. Normalmente se casando com outros nobres Ândalos, a Casa Arryn tem atualmente a mais pura descendência da nobreza Ândala. [2]

História

Anteriormente à chegada dos Ândalos, o Vale era governado pelos Primeiros Homens sob o título de Rei da Montanha. Sor Artys Arryn matou o último desses reis (ver Batalha das Sete Estrelas) e os Arryn se tornaram os Reis da Montanha e do Vale.[3] Eles renomearam a terra de Vale de Arryn, e seus reis usavam a Coroa do Falcão. Eles se submeteram a Aegon o Conquistador e a Casa Targaryen quando o jovem rei Ronnel Arryn quis montar um dragão, permanecendo Defensores do Vale e Protetores do Leste, um título que detêm desde então. [4]

A guerra civil Targaryen, a Dança dos Dragões, foi uma disputa de clãs para a preferência de Viserys I entre uma esposa Arryn e uma Hightower. Mais tarde, durante a Rebelião Blackfyre, a Casa permaneceu leal ao Rei Daeron II. Na Batalha do Campo do Capim Vermelho, a vanguarda de Lorde Arryn foi esmagada por Daemon Blackfyre.

Os descendentes do Lorde Jasper Arryn tem enfrentado diversas calamidades que deixou a Casa com poucos membros verdadeiros. O sucessor de Jasper, Lorde Jon Arryn, casou-se várias vezes na tentativa de produzir um herdeiro. Sua primeira esposa Jeyne Royce morreu no parto, com sua filha natimorta. Sua segunda esposa Rowena Arryn, uma prima, morreu sem filhos de febre de inverno. Sua irmã Alys deu à luz à nove crianças de seu marido Sor Elys Waynwood, morrendo após conceber a última. Todas as nove morreram ou fizeram juramentos religiosos antes que pudessem se reproduzir.

A guerra que se tornou a Rebelião de Robert começou quando Jon Arryn se recusou a entregar seus protegidos Robert Baratheon e Eddard Stark para o Rei Louco. A batalha contra Lorde Randyll Grafton em Vila Gaivota destruiu a lealdade de Lorde Arryn para com a coroa. Durante a guerra, Jon foi um dos principais líderes e seu casamento com a terceira esposa Lysa Tully ajudou a garantir Lorde Hoster como um aliado. Infelizmente, eventualidades assolaram os Arryn remanescentes. O sobrinho e herdeiro de Jon, Elbert Arryn fazia parte do grupo que acompanhou Brandon Stark à Porto Real, e Sor Denys, um Arryn de Vila Gaivota e o "queridinho do Vale", foi morto na Batalha dos Sinos. Após a guerra, Nestor Royce governou como Alto Administrador do Vale enquanto Jon se tornou a Mão do Rei Robert. Lorde Jon serviu por quatorze anos antes de ser assassinado por envenenamento.

Eventos recentes

O casamento entre Jon e a Senhora Lysa continuou sem resultados. Primeiramente a união produziu apenas abortos, mas finalmente ela deu a ele um filho, Robin, o último Arryn. Robin foi estragado por Lysa, apesar dos esforços de Lorde Jon, e ela não fez nenhum esforço para lhe ensinar os caminhos da senhoria. Lorde Jon é abordado por Stannis Baratheon, que suspeita que seu irmão Rei Robert não tem filhos legítimos, e que a Rainha Cersei te o traído com seu próprio irmão. Os dois começam uma investigação, mas Jon é envenenado e morre antes que possa revelar sua descoberta.

Após a morte de Jon, Tywin Lannister se oferece para criar Robin em Rochedo Casterly, um plano no qual o Rei Robert apoia, mas Lysa e Robin fogem para o Ninho da Águia. Enquanto isso os lordes juramentados ao Ninho da Águia se agitam quando Robert cede o título de Protetor do Leste, tradicionalmente pertencente aos Arryn, à Jaime Lannister, em detrimento do jovem Senhor. Muitos desse senhores cortejam a Senhora Lysa; apesar de sutilmente os rejeitar, ela os mantêm por perto, disputando o seu favor. Apesar dos apelos de sua irmã Catelyn Stark, Lysa mantém os cavaleiros do Vale longe da guerra contra a Casa Lannister. Enquanto isso ela recebe a custódia de Tyrion Lannister, mas logo a perde quando o seu capitão da guarda Sor Vardis Egen perde o julgamento por combate. Quando Catelyn deixa o Ninho da Águia, ela se oferece para criar Robin em Winterfell, o que provoca Lysa a tentar lançar sua irmã pelo Portão da Lua. Lysa se recusa a oferecer escolta à Tyrion e ele deixa o Vale, confiando que será morto pelos Clãs da Montanha, mas Tyrion trás os homens dos clãs para o seu lado.

A neutralidade do Vale é causa de discórdia para ambos os lados. O sobrinho de Lysa, Robb Stark,lamenta a sua incapacidade de marchar pela região e almeja o apoio de Stannis. Lysa, contrariando todas as expectativas, se casa com seu amor de juventude, Petyr Baelish, com quem secretamente conspirou para assassinar seu marido, quando ficou claro que ele pretendia mandar Robin para longe, sob os cuidados de Stannis Baratheon. Mais tarde Lysa vê Petyr beijando sua sobrinha Sansa e é acometida por um ciúme possessivo; é morta quando Petyr a joga do Portão da Lua. O frágil Robin permanece sob a guarda de Mindinho, que governa como Senhor Protetor do Vale. Caso algo ocorra com Robin, o herdeiro mais próximo do Ninho da Águia é Harrold Hardyng, um escudeiro, recém nomeado cavaleiro e sobrinho-neto do antigo Lorde Jon, graças ao casamento de uma filha de sua irmã Alys com a Casa Hardyng. Baelish planeja casa Sansa com Hardyng, com o eventual objetivo de liberar Winterfell em seu nome. Muitos nobres poderosos se levantam contra o governo de Baelish, chamando a si próprios de Senhores Declarantes. Como o Vale não foi tocado pela guerra, eles comandam uma poderosa força; porém, a oposição foi pacífica.

A Casa Arryn no final do terceiro século

Os Arryn conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

  • Lorde {Jon Arryn}, Senhor do Ninho da Águia, Defensor do Vale, Protetor do Leste.
    • Senhora {Lysa Tully}, sua esposa. Morreu por queda.
      • Lorde Robert Arryn, Senhor do Ninho da Águia, Defensor do Vale, (Verdadeiro) Protetor do Leste. Um garoto enfermiço.

Genealogia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jasper
 
Desconhecida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3ª: Lysa Tully
 
Jon
 
2ª: Rowena Arryn
 
1ª: Jeyne Royce
 
Alys
 
Elys Waynwood
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ronnel
 
Senhora Belmore
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Robert
 
 
 
Filha
 
Denys Arryn
 
Filha
 
Sor Hardyng
 
Outras seis filhas
 
Jasper Waynwood
 
 
 
Elbert
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filho
 
 
 
 
 
Harrold Hardyng
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Membros Históricos

Pessoal de Casa

  • Lorde Petyr Baelish, chamado 'Mindinho', Senhor de Harrenhal, Senhor Supremo do Tridente e Senhor Protetor do Vale.
    • Alayne Stone, filha natural de Lorde Petyr, uma donzela de treze anos, na verdade Sansa Stark.
    • Sor Lothor Brune, um mercenário a serviço de Lorde Petyr, o capitão da guarda do Ninho da Águia.
    • Oswell, um homem de armas grisalho, a serviço de Lorde Petyr, às vezes chamado 'Kettleblack.
    • Sor Shadrick, chamado Rato Louco, Sor Byron o Belo, Sor Morgarth o Feliz, cavaleiros andantes a serviço de Lorde Petyr.
  • Meistre Colemon, conselheiro, curandeiro e tutor.
  • Sor {Vardis Egen}, capitão da guarda. Morto por Bronn em um julgamento por combate.
  • Sor {Hugh} do Vale, uma vez escudeiro de Lorde Jon Arryn quando Mão do Rei. Morto por Sor Gregor Clegane durante uma justa no Torneio da Mão.
  • {Marillion}, um jovem cantor, favorito da Senhora Lysa e acusado de seu assassinato. Caiu ou pulou para a morte de uma das celas do céu.
  • Gretchel, Maddy e Mela, servidoras.
  • Mord, um brutal carcereiro.

Referências nos livros

Dunk & Egg

As Crônicas de Gelo e Fogo

Referências

Ver também


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Arryn. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.