A Man Without Honor (TV)

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa
A Man Without Honor
Game of Thrones
Game-of-thrones-s02-e07.jpg
Episódio # Temporada 02, Episódio 07
Lançamento 13 de maio de 2012
Roteirista(s) David Benioff & DB Weiss
Diretor(es) David Nutter
Cronologia dos Episódios
← Anterior Próximo →
"The Old Gods and the New" "The Prince of Winterfell""

"A Man Without Honor" é o sétimo episódio da segunda temporada da série de televisão de fantasia medieval da HBO, Game of Thrones.

O episódio é escrito por co-criadores da série David Benioff & DB Weiss e dirigido, pela segunda vez nesta temporada, por David Nutter. Estreou em 13 de maio de 2012.

O nome do episódio vem da avaliação de Catelyn Stark de Ser Jaime Lannister: "Você é um homem sem honra", depois que ele mata um membro de sua própria família para tentar escapar.

Enredo

Em Porto Real

Sansa Stark (Sophie Turner) agradece Sandor Clegane (Rory McCann) por salvá-la durante os tumultos, mas seus agradecimentos são recebidos com uma recepção fria. Mais tarde, Sansa é despertada por um pesadelo dos tumultos e descobre que ela menstruou, com a implicação de que ela pode se casar com Joffrey Baratheon e ter seus filhos. Quando Shae (Sibel Kekilli) descobre Sansa tentando cortar o sangue de seus lençóis, ela começa a ajudá-la, mas são descobertas por uma das criadas da rainha, que corre para dizer a rainha Cersei Lannister. Shae pega a empregada no salão e ameaça sua vida se a criada diga a alguém, mas, após o retorno de Shae, Shae descobre que Sandor também viu. Cersei (Lena Headey) encontra-se com Sansa para discutir seu dever com Joffrey, mas diz a Sansa que será impossível amar Joffrey, então ela deve se concentrar em amar seus filhos. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) diz a Cersei que a frota de Stannis Baratheon chegará em dias e que o plano do rei para repelir pode não funcionar. Cersei tenta defender seu relacionamento com Jaime Lannister, reiterando como o incesto era relativamente comum, mas ela finalmente diz a Tyrion sua crença de que ela está sendo punida com um incontrolável Joffrey por ter cometido incesto.

Além da Muralha

Jon Snow (Kit Harington) continua a procurar por seus companheiros com sua prisioneira Ygritte (Rose Leslie). Quando Ygritte deduz que Jon nunca esteve com uma mulher, e ao saber de seu voto de celibato, ela está estupefata e tenta convencê-lo de que a vida seria melhor com os selvagens, sob Mance Rayder. Ela também provoca sua falta de experiência sexual, oferecendo-lhe para mostrar-lhe como. Jon permanece fiel a seus votos e repetidamente rejeita seus avanços. Ao atravessar uma passagem enlameada, Ygritte é capaz de escapar de Jon e fugir. Jon a persegue, mas é incapaz de encontrá-la até que ela chama a atenção, assobiando para ele, revelando-se e vários selvagens que se esconderam nas proximidades. Mais selvagens surgiram dos esconderijos próximos, revelando que Jon está cercado.

Em Harrenhal

Lord Tywin Lannister (Charles Dance) ordena a Ser Gregor Clegane (Ian Whyte) para encontrar o assassino de Amory Lorch, acreditando que o assassinato de Lorch era realmente uma tentativa contra sua própria vida. Quando Clegane sai, Tywin convida Arya Stark (Maisie Williams) a comer com ele. Eles discutem o desejo de Tywin de deixar um legado e a conquista de Westeros por Aegon, o Conquistador, que levou à destruição de Harrenhal. Tywin fica surpreso ao saber que Arya sabe muito de Aegon e de suas irmãs-esposas. Tendo deduzido que ela é nobre, ele diz a ela que ela diz "My Lord" ao invés de "M'Lord" como um plebeus, e aconselha que, se ela estiver tentando esconder seu status elevado, ela deveria fazê-lo com mais cuidado. Ela rejeita isso afirmando que sua mãe serviu uma nobre durante muitos anos e a ensinou a falar corretamente. Ele diz que ela é muito inteligente para seu próprio bem.

Nas Terras Ocidentais

O rei Robb Stark (Richard Madden) ouve a resposta desfavorável de Alton Lannister (Karl Davies) aos termos de paz que ele trouxe para a rainha Cersei. Lord Roose Bolton (Michael McElhatton) informa Robb de que suas prisões estão cheias, então Robb ordena a construção de uma nova cela para manter Alton e ordena que ele coloque com Ser Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) enquanto isso. Robb também se encontra com Talisa Maegyr (Oona Chaplin) para discutir a obtenção de mais suprimentos médicos. Robb pede que ela venha com ele para o Crag para ver o Meistre por seus suprimentos, o que ela concorda em fazer.

Depois de uma conversa amigável prolongada, Jaime mata brutalmente Alton para dar início a um plano de fuga. Quando o carcereiro, Torrhen Karstark, entra na cela para investigar o distúrbio, Jaime o estrangula com suas correntes, tira a chave de seu corpo para libertar-se e foge. Na parte da manhã, ele é recapturado e trazido de volta ao campo Stark. Lord Rickard Karstark (John Stahl) exige a cabeça do Regicida em retribuição por assassinar seu filho. Catelyn Stark (Michelle Fairley), com a ajuda de Brienne of Tarth (Gwendoline Christie), pode atrasar a execução até Robb retornar do Crag. Catelyn confronta Jaime sobre a morte de Alton e o chama de homem sem honra por romper seus votos. Jaime explica amargamente que seus votos de cavaleiro incluíram requisitos para defender os inocentes, obedecer seu pai e servir o rei... mas que seu pai desprezou o rei e o rei dele estava matando inocentes, tornando seus votos conflitantes. Jaime considera, na melhor das hipóteses, conceitos como "honra" e "lealdade", e, na pior das hipóteses, hipócrita. Jaime também afirma que ele só foi íntimo com Cersei e, portanto, tem mais honra do que Eddard Stark, o falecido marido de Catelyn, que gerou o bastardo Jon Snow. Ele insulta Catelyn dizendo-lhe que deve odiar Jon como um lembrete vivo da infidelidade de Ned. Isso leva Catelyn a um ponto de ruptura e ela pede a espada de Brienne.

Em Qarth

Tendo perdido seus dragões, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) tem dificuldade em confiar em Xaro Xhoan Daxos (Nonso Anozie) quando ele diz que não os pegou. Mais tarde, Ser Jorah Mormont (Iain Glen) retorna de sua busca por um navio e promete a Daenerys que encontrará seus dragões. Ele procura a sombria Quaithe (Laura Pradelska), que conhece muito os dragões e os sentimentos de Jorah por Daenerys. Quaithe informa a Jorah que embora ela não tenha os dragões, Daenerys está atualmente com aquele que faz. Em uma reunião dos Treze, Pyat Pree (Ian Hanmore) diz a Daenerys que ele tem seus dragões na "Casa dos Imortais". Pouco depois desta revelação, Xaro, com a ajuda de Pree, se proclama Rei de Qarth. Pree, se multiplicando ao redor da sala, assassinou os onze membros restantes dos Treze, e Daenerys foge com Mormont e Kovarro (Steven Cole).

Em Winterfell

O príncipe Theon Greyjoy (Alfie Allen) acorda pela manhã e percebe que Osha (Natalia Tena) saiu da cama. No exterior, ele descobre que um de seus homens foi morto, e Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright), Rickon Stark (Art Parkinson), Hodor (Kristian Nairn) e Osha fugiram de Winterfell durante a noite. Enquanto repreende seus homens pela fuga das crianças, ele é desafiado por Black Lorren (Forbes KB) por dormir com Osha. Theon bateu brutalmente Lorren e depois começa a caçar os dois meninos e seus companheiros, contra os desejos de Meistre Luwin (Donald Sumpter). Depois de chegar a uma fazenda, Theon está desgostoso de perceber que os cães perderam a trilha, mas Dagmer Cleftjaw (Ralph Ineson) descobre conchas de nozes no quintal, indicando que Bran e Rickon podem ter passado ali. Theon então ordena a Luwin de volta a Winterfell para que ele possa interrogar o dono da fazenda.

Depois de voltar da caça, Theon chama as pessoas para a praça, e após a chegada de Luwin, revela-lhes os restos carbonizados de duas crianças como um aviso para aqueles que não respeitam seu governo. Luwin grita horrorizado por Bran e Rickon, enquanto Theon vê os cadáveres e parece visivelmente desconfortável, mal conseguindo ocultar sua culpa.

Produção

Roteiro

O episódio foi escrito pelos produtores David Benioff e DB Weiss, seu quarto dos seis scripts para a segunda temporada. Este episódio adapta o conteúdo da segunda novela, A Clash of Kings, capítulos Theon IV, Sansa IV e partes de Catelyn V e Catelyn VII.

Recepção

Classificações

"A Man Without Honor" foi assistido por 3,69 milhões de famílias americanas em sua transmissão inicial na HBO. No Reino Unido, o episódio foi visto por 0.935 milhões de telespectadores no Sky Atlantic, sendo a transmissão mais alta do canal naquela semana.

Recepção crítica

O episódio recebeu críticas positivas da crítica. O agregado de revisão Rotten Tomatoes entrevistou 12 avaliações do episódio e julgou que 92% deles eram positivas, com uma pontuação média de 8,8 / 10. O consenso crítico do site diz: "Mais silencioso e mais meditativo do que os episódios anteriores," A Man Without Honor "é reforçado por performances incríveis e um retorno bem-vindo a uma dupla inesperada, mas surpreendentemente satisfatória na tela". Matt Fowler da IGN deu ao episódio um 9 de 10, observando que "Enquanto "A Man Without" Honor não tinha tantas cenas grandes e impressionantes como alguns dos últimos episódios, isso compensou a falta de Momentos de fusão facial com algumas cenas absolutamente fantásticas". Todd VanDerWerff, do AV Club, deu-lhe um A-.


Referências