A Guerra dos Tronos - Capítulo 25

De Game Of Thrones BR wiki
Ir para: navegação, pesquisa


Eddard V
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVEddard Stark
LocalPorto Real, Westeros
PáginaPT-BR Leya (Outras versões)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Eddard IV
Bran IV ← Eddard V → Jon IV

Eddard VI

Ned conversa com Grande Meistre Pycelle sobre os últimas dias de Lorde Jon Arryn. Em seu caminho de volta, ele encontra Arya treinando para ser um dançarino da água nos degraus da Torre da Mão. Mais tarde, ele é visitado por Mindinho que encontrou quatro empregados de Lorde Arryn, ainda vivendo em Porto Real.

Resumo

Ned se encontra com o Grande Meistre Pycelle no calor sufocante que cobriu a cidade. Pycelle fala sobre como o povo comum afirma que o último ano do verão é sempre o mais quente. O Grande Meistre diz que ele não acredita nisso, observando que o verão do Rei Maekar foi ainda mais quente e acabou no sétimo ano, levando o reino a um curto outono e um longo e terrível inverno. Então Pycelle fala sobre sua juventude, quando forjou suas correntes de meistre durante o reinado do rei Maekar I.

Finalmente, Pycelle lembra que Ned perguntou sobre Jon Arryn e explica que Lord Arryn era melancólico, mas saudável, e de repente ficou doente. Ele perguntou a Pycelle sobre um livro, e Pycelle lembra-se de que algo o incomodava. No dia seguinte, Lorde Arryn sofria de dores, incapaz de sair da cama. Ned menciona que ele ouviu que Pycelle havia mandado embora o meistre de Lord Arryn. Pycelle afirma que isso ocorreu porque ele sentiu que Meistre Colemon não sabia cuidar de corpos mais velhos, e poderia pôr em perigo a vida de Lorde Arryn com poções purgantes.

Ned pergunta se Lorde Arryn proferiu palavras finais. Pycelle responde que Jon Arryn gritou o nome "Robert" várias vezes, mas não sabe se ele estava falando sobre o rei ou seu filho. Suas últimas palavras foram sussurradas para Lysa Arryn e ao rei Robert: "A semente é forte".

Em seguida, Ned pergunta se houve algo anormal sobre a morte de Jon, e segue perguntando se Pycelle já havia visto algo como esta doença antes. Pycelle afirma que ele viu mais doenças do que gostaria de lembrar e que todas as doenças são diferentes, e ainda assim parecidas. Eventualmente, Pycelle diz que a morte de Jon Arryn não foi mais estranha do que qualquer outra. Quando Ned menciona que Lysa pensa de outra forma, Pycelle diz que o sofrimento pode mitigar as mentes - e a mente de Lysa não era melhor antes, já que ela conseguia enxergar inimigos em todos os cantos.

Quando Ned sugere que Jon Arryn poderia ter sido envenenado, o Grande Meistre rejeita, perguntando quem faria tal coisa. Ned responde que ele ouviu dizer que veneno é uma arma de mulher. Pycelle responde que o veneno é a arma preferida de mulheres, covardes e eunucos. Ele diz a Ned que Varys nasceu um escravo em Lys, e que Ned não deveria confiar nele. Ned dificilmente precisaria se lembrar deste conselho, já que ele tem um mau pressentimento sobre o Varys.

Ned pede licença, mas o Grande Maestre oferece qualquer outro serviço que a Ned possa precisar. Ned usa a oportunidade de pedir o livro que Jon Arryn procurava. Pycelle diz que é um pesado volume sobre as linhagens de Westeros, e que Ned acharia chato. Ned insiste que gostaria de ver o livro mesmo assim, e Pycelle promete enviá-lo assim que o achar. Ao sair, Ned também descobre que a rainha Cersei não estava em Porto Real quando Jon Arryn morreu. As palavras de despedida de Pycelle são "Estou aqui para servir", levando Ned a pensar, "Sim, mas a quem".

Ao retornar à Torre da Mão, Ned encontra Arya nos degraus, se equilibrando em um pé. Quando Ned pergunta o que está fazendo, ela diz que Syrio Forel diz que um dançarino da água é capaz de se apoiar num dedo do pé durante horas. Ned expressa preocupação, mas Arya afirma que uma dançarina de água nunca cai. Então Arya pergunta se Bran virá morar com eles agora, e Ned responde que primeiro ele deve se fortalecer. Falar de Bran leva Ned a lembrar-se que precisa levar as meninas ao bosque sagrado do castelo, para oferecer seus agradecimentos quando as notícias da recuperação de Bran chegaram. As meninas tinham ido dormir e sonharam com Bran, enquanto Ned ficou vigilante a noite toda.

Enquanto se equilibra em sua perna, Arya pergunta sobre os planos de Bran de ser um cavaleiro da Guarda Real. Ned admite que Bran não se tornará um cavaleiro, mas ele pode se tornar um senhor, um conselheiro, um arquiteto, um explorador ou mesmo o Alto Septão, mesmo observando em particular que Bran nunca poderá ter uma mulher, ou um filho. Quando Arya pergunta se ela pode fazer qualquer uma dessas coisas, Ned diz que ela se casará com um rei e seus filhos farão essas coisas. Arya responde que essa é Sansa, e não ela.

Mais tarde, Ned encontra-se com Mindinho em seu solar. Mindinho, que está assistindo a Guarda Real praticando no pátio abaixo, começa com pequenas conversas sobre quem poderá ganhar o torneio. Isso não interessa a Ned, então ele pede a Mindinho para chegar logo ao ponto. Ned não consegue encontrar em si mesmo lugar para confiar em Mindinho. Mindinho diz-lhe que quatro empregados da casa de Jon Arryn ainda estão na cidade, o que surpreende Ned, que pensou que todos voltaram para o Ninho da Águia com Lysa.

Mindinho revela os nomes, que incluem o escudeiro de Jon Arryn, Sor Hugh do Vale. Ele também revela que Sor Hugh foi nomeado cavaleiro pelo rei depois que Lorde Arryn morreu. Ned afirma que irá procurar por eles, mas Mindinho não acha que é uma boa ideia, e pede a Ned que venha para a janela. Mindinho identifica alguns dos espiões entre aqueles que podem ser vistos dali: um trabalha para Varys, o outro para a rainha. Ele diz a Ned que há outros, e alguns nem ele sabe. Ele adverte Ned para enviar um homem a quem ele confia completamente para questionar essas pessoas, em vez de fazer isso sozinho; Nem mesmo Varys não conseguiria espiar todos os homens a serviço de Ned durante todas as horas do dia. À medida que Mindinho parte, Ned expressa sua gratidão e diz que ele estava errado em desconfiar dele. Mindinho afaga a barba e responde: É lento para aprender, Senhor Eddard. Desconfiar de mim foi a coisa mais sensata que fez desde que desceu de seu cavalo.

Lista de Personagens

Aparecem:

Mencionados:

Mencionados:

Mencionados:

Termos e Lugares Mencionados

Lugares:

Lugares:

Termos:

Termos:

Notas e Referências

Nota: Esta página utiliza conteúdo baseado na A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original da seção Resumo foi traduzida e adaptada de A Game of Thrones-Chapter 25.